Esta proposta foi feita há um ano e meio pelo Senador Alberto Silva. Ninguém lhe deu ouvidos na atual administração incomPeTente, mas vale continuar insistindo.
"Brasília, 10 de março de 2004.
O Senador Alberto Silva (PMDB-PI) vem fazendo apelos ao Governo Federal para consertar a malha rodoviária e tem apresentado diversas fórmulas para fazê-lo.Há algum tempo propôs uma solução para o problema com a criação de uma câmara de gestão que seria, como foi feita no período do apagão, diretamente comandanda pelo Ministro-Chefe da Casa Civil; um núcleo gestor com representantes dos diferentes Ministérios, envolvidos no problema de infra-estrutura. Alberto Silva apresentou todos os prejuízos que já estavam acontecendo no país; em primeiro lugar, segundo dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um milhão e oitocentas mil carretas estão circulando em estradas esburacadas, gastando 40% a mais de combustível, desnecessariamente.
Nesta primeira semana de março, o senador pronunciou-se declarando que, com os cálculos, o valor desperdiçado é da ordem de 7 bilhões todos os anos. “ Pelos estudos que fiz, a situação é a seguinte: são 32 mil quilômetros de estradas danificadas. Nos 32 mil quilômetros referidos, temos que trocar a capa, a parte de asfalto, em 25 mil quilômetros, e capa e base temos que trocar em 7 mil. Isso tem um custo total de 4,7 bilhões. Esse estudo foi feito há quatro ou cinco meses e foi distribuído um exemplar para alguns companheiros senadores. E todo o pessoal da engenharia com quem eu falo no Brasil diz que é a melhor solução que já viram: uma câmara de gestão, na qual 120 firmas de engenharia, que estão com suas máquinas paradas, entram no circuito, começando tudo ao mesmo tempo e no mesmo dia em todos os Estados. Cada Estado tem uma tabela, Estado por Estado, estrada por estrada, e teríamos uma movimentação de saída, gerando aproximadamente um milhão de empregos diretos e indiretos.” Com tais argumentos, o Senador Alberto Silva sugeriu ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de um grupo para estudar uma proposta para recuperação das rodovias. “Começaríamos pelos eixos principais de exportação”, disse o senador, acreditando que a câmara de gestão deve ser instituída para cuidar do assunto. Segundo o senador peemedebista, além dos 7 bilhões em óleo diesel desperdiçados pelas carretas, desperdiça-se ainda 6 bilhões anuais com o aumento do custo do frete devido ao estado precário das rodovias. A recuperação de 32 mil quilômetros de estradas, de acordo com o senador, custaria 4, 7 bilhões. Consertando-se as estradas, economizamos 13 bilhões por ano, concluiu Alberto Silva."
Estão vendo? Nem boas propostas de aliados eles aproveitam.No entanto gastaram 1,6 bilhões de reais em operação "tapa-buraco" que não aguenta uma temporada de chuvas. Dinheiro jogado fora.
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