Translator

terça-feira, outubro 21, 2014

Sobre pesquisas





Já disse outras vezes que pesquisas eleitorais são pesquisas diferentes das pesquisas científicas por exemplo,  pois não se baseiam em dados anteriores para mostrar tendências. Pesquisa não é futurologia, é simplesmente um retrato do momento e daquele universo que foi pesquisado. No caso particular das eleições brasileiras, o universo pesquisado por mais que a metodologia de escolha deste universo tenha premissas científicas, é muito pequeno perante o todo. Em 2014 os votos válidos, baseando-se no primeiro turno (esse sim é dado real anterior) devem estar por volta de 100 milhões de eleitores. 100 milhões de cabeças pensantes. Assim, reduzir o resultado a percentuais é perigoso pois 1% na porcentagem representa 1 milhão de pessoas!!! Sabem o que é isso? Uma cidade de porte médio a grande inteira!
Eu não analiso os resultados com base em percentuais. Analiso no caso, números absolutos que os porcentuais representam. E mais, para ter um retrato do momento, prefiro tirar a média aritmética dos diferentes institutos para  ter um número mais “confiável”. Pode ser que os mais puristas questionem, poderia ser a média geométrica, coisa e tal mas isso é só levantar poeira.  A soma dos universos fica maior, a confiabilidade aumenta mas ainda não é exatamente confiável. E dizerem que o nível de confiabilidade é 95% e a margem de erro +- 2% é pura balela. Puro marketing dos institutos e de seus patrocinadores para venderem seriedade.
Vejamos:
De 11 de outubro até agora (21 de outubro), passaram-se somente 10 dias. Em 9 pesquisas feitas no período, a média de Dilma deu 48,2% e Aécio 51,8%. Temos aí, portanto 48,2 milhões votando na Dilma e 51,8 milhões votando no Aécio. Essas 9 pesquisas somaram um universo aproximado de 30.000 pessoas. 0,03% do total brasileiro!!!
Vamos ter ainda mais 6 pesquisas até sábado.Vou tirar de novo a média, mudando somente o período.
Em números absolutos, pode significar que Dilma ganhou 5 milhões de votos desde o primeiro turno e Aécio ganhou 17 milhões de votos. Notem que a soma dá exatamente a votação da Marina. Não esqueci os nanicos. Dos 3 milhões de votos deles,  parece que metade foi para um lado e metade para o outro. Isso pode parecer que 22% dos votos “marineiros”  foram para Dilma e 78% para Aécio o que é lógico nessa altura do campeonato.
Agora analisemos o Data-Folha que tanto ruído está dando. Dia 11/10 deu 51% x 49% para Aécio, 15/10, deu 51% x 49% para Aécio e agora dia 20/10, o contrário. 48% x 52%. A média dá o que? 50% x 50,%, Empatou!
Boatos dizem que Ibope dará empate técnico também hoje ou amanhã.  Ora, não consigo acreditar que em apenas 5 dias, 4 milhões de eleitores mudaram de ideia só por causa das baixarias do PT contra Aécio? A grande maioria dos eleitores de Aécio e Marina são os mais antenados, esclarecidos e que não são afetados pelas baixarias, ao contrário, têm reação negativa contra o autor das baixarias.
Quatro  milhões de viventes  é a soma de BH e Recife juntas! É gente pra burro. O que mudou? A geografia do universo pesquisado. Porisso a média é mais confiável.
Eu brinquei no Facebook sobre o Data-Tunico mas baseando-se nos números do primeiro turno que são reais , creio que o resultado domingo será extremamente apertado da ordem de 200 a 300 mil votos. Em 1989 Collor ganhou de Lula com uma diferença de votação da mesma ordem.

Nota: Não acredito em pesquisa vendida para este ou aquele. Acredito sim, em diferenças de metodologia e também na ânsia dos institutos em se venderem como confiáveis após os erros do primeiro turno.

Nenhum comentário: