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quarta-feira, agosto 18, 2010

Como a opinião publicada pode influenciar resultados

Há um mês atrás, as pesquisas de opinião apontavam na média, um empate entre os principais candidatos. Havia divergências entre os maiores institutos de pesquisas que de lá para cá foram diminuindo e hoje mostram de forma uníssona uma vantagem até folgada para a candidata do governo e com tendência até de ela ganhar no primeiro turno.Isso me causa um certo espanto e desconfiança nesta virada de resultados tão drástica. ficam duas perguntas:
Será que o povo brasileiro é tão volúvel assim na escolha das pessoas que podem governá-lo?
Ou, será que temos por trás destes resultados uma espécie de conspiração midiática para influenciar o lumpen?

O blogueiro Lucio Neto teve a paciência de analisar em detalhes a última pesquisa Data-Folha que junto com o Ibope são os institutos mais tradicionais e com melhor reputação do país. Chegou a resultados interessantes que devem ser vistos como uma coincidência esquisita ou uma pré-concebida manipulação de opinião que se tem como pano de fundo a  propaganda sub-liminar favorável a um dos lados da disputa. Vejam no link do post abaixo as conclusões do blogueiro.

EXTRA!EXTRA! DATA-FOLHA Também faz parte da conspiração para eleger Dilma! 

Não é na mídia nacional que as opiniões do lumpen se formam. Sabemos que são nas cidades, no dia-a-dia nas conversas de botequim, nas padarias, igrejas, nos pontos de ônibus que se definem as tendências do eleitor. Os prefeitos neste caso são aqueles que mais podem influenciar a opinião de seus cidadãos. Se o prefeito vai bem, é natural que os eleitores tendam a votar no candidato por ele apoiado. Uma forma de evitar a divulgação destas tendências e "forçar" resultados gerais em favor de determinado candidato é simplesmente não fazer pesquisa em municípios governados por prefeitos de oposição. Como estatística é uma ciência matemática baseada em dados de entrada, se estes dados indicam uma determinada direção, o  resultado com grande probabilidade sairá nesta direção. Parece que no caso do Data-Folha, foi isso que aconteceu. Foram feitas mais de 10.000 entrevistas em 370 cidades do país e destas 370, 278 ou seja, 75% do total foram entrevistas em cidades administradas por prefeitos apoiadores do governo! Segundo o DATA-FOLHA, isso se deu por sorteio. Se foi um sorteio mesmo, que pontaria! Ou será que foi um sorteio dirigido aos moldes do sorteio dos times da Copa do Mundo?
Não dá para entender por exemplo, que nas regiões de maior densidade eleitoral e maior nível de informação como Sul e Sudeste em apenas um mês a tendência se inverta, como apontou o DATA-FOLHA.Será que este eleitorado é tão desinformado e volúvel assim?

Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.

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