Translator

quinta-feira, julho 15, 2010

a divisão injusta dos impostos no Brasil

A tabela abaixo (clique 2 vezes na figura para aumentar) mostra a divisão dos impostos federais no Brasil. Quanto cada estado arrecada e quanto recebe de volta da União. Percebe-se que as unidades da
Federação do NORTE/NORDESTE/CENTRO-OESTE arrecadam muito menos que recebem, salvo o estado do Amazonas que por conta da Zona Franca é a exceção. É justo, mas nem tanto pois a discrepância é tão grande que salta aos olhos. Afinal, o esforço e o trabalho do povo dos estados que subsidiam esta distribuição não é recompensado de forma mais justa. Afinal, os estados que recebem boa parte deste esforço em forma de dinheiro não conseguem se desenvolver adequadamente, apesar disso. Uma explicação sobre issso pode advir da constatação do alto nível de incompetência de seus governantes e do alto nível de corrupção. Saltam aos olhos os números referentes ao estado do Maranhão que é proporcionalmente o mais agraciado com verbas federais e é o estado mais atrasado do país graças ao feudo que lá está instalado há décadas. Da mesma forma, esta figura evidencia a competência dos governantes do Sul e do estado de São Paulo que são os estados mais penalizados mas que apesar de receberem de volta uma parcela ínfima daquilo que arrecadam, continuam sendo as molas-mestras do desenvolvimento do país.Continuo em outro post.


Um comentário:

brunoefaccio disse...

Olá Tunico, como vai? Sou Bruno Eduardo Faccio, estudante de Administração, resido em Chapecó-SC, estou fazendo meu tcc na área pública tributária, "A distribuição dos impostos arrecadados" saindo em defesa dos municípios (com os dados do meu em específico), citando que a responsabilidade de prestação dos serviços fica com o município porém o retorno maior fica com a união. Gostaria de ver se o sr. teria algo a me aconselhar, assuntos a agregar e quem sabe algumas informações necessárias que não poderão faltar em meu tcc. Desejo meus votos de estima e admiração pelo seu trabalho no blog!

Att, Bruno Eduardo Faccio
brunofaccio_@hotmail.com