Translator

domingo, julho 09, 2006

A inveja é uma merda

Dizem que a inveja é uma merda mas ao ver a declaração de bens do Apedeuta com 840 mil reais de patrimônio, fiquei com inveja.

Mal comparando:

· Meu pai veio de família pobre de 14 irmãos do interior de São Paulo. Não completou o primeiro grau. Não conheceu meu avô que morreu cedo quando ele tinha 3 anos de idade.Minha avó era viúva e analfabeta de verdade.Lula veio de família pobre.Não completou o primeiro grau.Não conheceu seu pai,sua mãe nasceu analfabeta, segundo ele.
· Meu pai veio jovem para a Capital, a fim de ganhar a vida, trabalhando em abertura de ruas na periferia de Sampa.A família de Lula pegou um “pau de arara” de Pernambuco e veio pra o Sul maravilha ganhar a vida.
· Meu pai casou-se (minha mãe é professora primária,oriunda de família classe média), conseguiu um emprego na Prefeitura de São Paulo com a ajuda de irmão mais velho como auxiliar de topografia, fez cursos profissionalizantes, saiu da Prefeitura, conseguiu emprego no Banco do Brasil como contínuo, fez carreira lá e criou com muito sacrifício a família e 4 filhos, todos formados e universitários. Lula trabalhou em Santos e em São Paulo fazendo bicos, fez curso profissionalizante e tornou-se torneiro mecânico. Conseguiu emprego em indústria metalúrgica em São Bernardo com a ajuda dos irmãos mais velhos. Casou-se 2 vezes, teve uma filha fora do casamento.
· Meu pai se aposentou com 40 anos de trabalho em 1986 mas continua trabalhando até hoje aos 79 anos, para manter sua casa e de quebra, ajudar a família quando pode. Lula consegue uma aposentadoria precoce não pelo dedo perdido no trabalho mas por ter sido preso por 51 dias pela ditadura militar em 1978.

Aí os rumos de vida tão comuns à maioria dos brasileiros, se distanciam e passo a comparação para mim.

. Formei-me engenheiro pela USP em 1975, graças ao incentivo de meu pai que sempre deu valor ao estudo e a ter um diploma. Fiz diversos cursos de aperfeiçoamento, comecei a trabalhar aos 21 anos de idade.Até aí estudei duro. Trabalho duro até hoje, aos 54 anos.
· Lula em 1969 tornou-se sindicalista e em 1975, presidente do Sindicato dos metalúrgicos de SBC. Passa a trabalhar somente como sindicalista político( se isso é trabalho, tudo bem). Fundou em 1980 junto com os colegas sindicalistas metalúrgicos, “intelectuais” de esquerda e religiosos socialistas, o PT. Daí para a frente, seu discurso sempre foi o de uma pessoa pobre, humilde, empenhada em resolver os problemas dos brasileiros pobres e remediados. Esse discurso o elegeu deputado e daí ele se concentrou em dar o grande salto. Ser Presidente da República. Tentou 3 vezes, ganhou na quarta tentativa.
· Nunca me meti em política. Nunca me senti representado pelo PT ou por Lula pois não gostava do discurso deles, sectarista, arrogante e agressivo(raivoso,até). Sempre entendi que o PT representava uma classe à parte - os metalúrgicos - e eu não era metalúrgico.Ademais os petistas sempre rotularam os cidadãos da classe média que a eles se opõem como “burgueses elitistas” muito embora o que mais tinha(e tem) no partido são justamente cidadãos de classe média com origem muito parecida com a minha e de muitos brasileiros. Por isso, desde 1989, quando eles negaram a Constituinte, passei claramente a me opor às suas idéias (debater com eles é perda de tempo) e tentar demonstrar suas contradições, como hoje faço através deste espaço.

Onde quero chegar com este longo preâmbulo?

Confesso que por um momento, um pequeno momento só, cheguei a ter inveja do Apedeuta. Mas, ao ver tanto trabalho duro, honesto, de meu pai, de mim, de meus irmãos, de tantas famílias de classe média que têm história similar, culminar em patrimônios muito inferiores ao de Lula, o meu devaneio invejoso se foi, tão rapidamente como veio.
Nós, da classe média realmente trabalhadora temos ainda que pagar por segurança adicional, planos de saúde, estudo particular, coisa que ele, Lula, não tem que fazer. Seu filho tornou-se misteriosamente milionário da noite para o dia, seus amigos do PT pagam dívidas dele enquanto ele amealha patrimônio. O Partido sempre pagou suas contas. O Sindicato sempre pagou suas contas. Hoje o país paga suas contas e pior, paga a sua incompetência e de seus companheiros.
Pagamos para ele sair por aí falando bobagens, discursando com palavras vazias, dando uma de Getúlio Vargas do século 21(lembrem-se, Getúlio Vargas foi ditador), dando esmola oficial aos pobres com o meu, o seu, o nosso rico dinheirinho dos impostos.
Para ele dar chance se reeleito, aliado aos poderosos rentistas, aos esquerdistas retrógrados e autoritários, aos políticos corruptos da pior laia que grassam em nosso sistema político, de tomar conta de uma vez desse nosso país.

É isso que queremos?

Em tempo:
Em 2002, meu velho pai se identificou com a história do “Lulinha, paz e amor” e votou nele. Hoje, não pode nem ouvir falar dele, que fica com taquicardia.

15 comentários:

Kaka da Motta disse...

conheço bem sua trajetória de vida
e sei muito bem o que vc está sentindo.
beijos

Anônimo disse...

Tunico,

entendo o seu desabafo. Eu também sou filho de um funcionário público e sempre passei dificulades financeiras para poder estudar. Sou formado em Direito pela UFSC, com Mestrado na mesma instituição e também sou jornalista, tenho livros publicados, já fui professor universitário tbém e já estou com 59 anos, mas não tenho o patrimônio de Lula. Comemoro quando vejo qualquer pessoa bem sucedida em decorrência de seus esforços e, sobretudo, dos estudos sérios. Entretanto, eu queria saber como é que Lula conseguiu amealhar tudo isso??? Afinal, depois que se aposentou nunca mais trabalhou! Fez política. Claro, foi deputado, mas mesmo assim. Tem um patrimônio que muito médio empresário não tem.

Abs

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Anônimo disse...

Sua revolta é a de todos os brasileiros com mais de 2 neurônios.
O cinismo desse candidato-presidente e de seus acólitos (ou seriam cúmplices?) é único na história do país.
Como ele explica à Receita esse enriquecimento súbito, se nem trabalha a não ser para si?
Ah! meu amigo, quem dera que este fosse um país sério.

Beijos e boa semana para você.

O Fantasma de Bastiat disse...

Nós todos sentimos taquicardia quando vemos o Apedeuta...
Abraços

Nat disse...

Tunico,

Tenho taquicardia desde 2002 e olhe que não votei nelle (risos)

Anônimo disse...

Pois é!!!
Linda trajetória da sua família!
E confesso: não senti inveja não. Senti muita, mas muita raiva messssssmo!!!
Enquanto batalhamos e estudamos, nosso patrimônio diminui. É de lascar, amigo!!!
Abs

Anônimo disse...

Qto ao orkut> me achou??? faz fumaça!!! hehehehehe
Estou aguardando!!
Abs

Anônimo disse...

o que se vê hoje no país e que está sendo incutido na cabeça do jovem é a cultura do ganho fácil e da impunidade e Lula é o grande mestre.
Temo pelo futuro do país.

Anônimo disse...

Tunico: todos os dias, antes de ir trabalhar me pergunto como é que se faz para juntar tanto dinheiro.

Unknown disse...

Tunico,

Além de todas as diferenças que você mencionou, não dá para invejar Lula pois para isso teríamos que enterrar nossos valores, nossa honra, moral e dignidade.
Ninguém que corte o próprio dedo para se aposentar pode ter vindo de um ambiente familiar com valores morais.

Prefiro viver com todas as dificuldades que já aprendi a superar do que ter tudo, sem ser nada.


Beijo

Anônimo disse...

Salvem o Brasil...
Srs. Paulistas, vocês estão comendo a massa que vocês amassaram, fermentaram e assaram para o povo inicialmente os paulistas comerem e em seguida venderam esse produto com defeito incorrigível para todo Brasil ou seja, vocês criaram o maior bandido e corrupto da história brasileira, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Toda essa bandidagem em São Paulo não é comandada pelo Marcola, o Marcola é um simples gerente do Chefão e Cangaceiro Lula e seus associados (Vidigal, Jobim, J. Dirceu e T. Bastos), esses atentados, o de Brasilia, os do Rio de Janeiro, os de vários outros Estados e os de São Paulo, estão se alastrando Brasil à dentro justamente porque o lula há muito tempo tem o conhecimento que não ganhará a eleição deste ano 2006, mesmo tendo comprado/manipulado os resultados das pesquisas eleitorais. Sugiro que, quem criou essa aberração, procure corrigir urgentemente porque o nosso país está prestes à ser destruido literalmente ou seja, será transformado em uma Cuba e peço-lhes que se retratem com todo o povo brasileiro, porque nós não merecemos viver com a nossa moral, honra, dignidade, respeito, educação, saúde, segurança - sendo destruidos em nome de uma gangue/bando/quadrilha.

Só porque sou Brasileiro,
Prof. Carlos Pinheiro.

Anônimo disse...

Saco, perdi minha chance.

Se eu soubesse que o retorno seria tão bom, teria fugido da escola e perdido um dedo quando mais novo. Agora é tarde, tenho que me contentar com minha formação e minha revolta.

Mas eu ainda me vingo não votando nelle...

Em tempo, estou assinando com meu alter ego mais sarcástico ainda que o original, hehehehe.

Serjão disse...

Tunico; pelo menos fica o orgulho que vc sente de seu pai e nojo que se tem do Presidente. Ao menos isso. Justamente o que não tem preço; Abs

Unknown disse...

Tunico,

Esse é o orgulho desses marginais.

O PT através de sua verdadeira face, o PCC, volta a atacar São Paulo, não conformados que seu candidato, o quadrilheiro Mercadante, não tenha chance de ganhar as eleições no estado, o PT através de seus criminosos do PCC, tentam de todas as formas desestabilizarem o estado. Quem nasceu nos presídios e sempre viveu no crime e do crime, jamais poderá ser governo, sempre manterá suas patas nas masmorras.

Fiquem sabendo que se Lula for reeleito essa será uma constante em todas as cidades brasileiras, ou alguém acha que esses criminosos não quererão o seu quinhão?
Quem os controlará? Os mesmos que comandam esses criminosos são os mesmos que comandam o PT.

Anônimo disse...

PSIQUIATRIA URGENTE!
Analista políticos ficam surpresos com o bom desempenho nas pesquisas do presidente Lula, após um ano de ataque da mídia e da oposição. De forma alguma isso me deixa surpresa, eu sabia que seria assim. O que me deixa surpresa é que pessoas que dizem estar me pleno gozo das faculdades mentais, ou seja orientada no tempo e no espaço, consciente, lúcido, diga que vai votar no Alckmin.
Alckmin é discípulo de FHC, Alckmin é um FHC piorado, basta ver a insegurança em SP a que ponto chegou. Os analista não deveriam se surpreender, o governo Lula conseguiu: baixa inflação e controle da inflação, o país dobra as exportações e a balança comercial tem superávit recorde. O risco país atinge menor patamar da história,cai a desigualdade social, cresce a renda do mais pobre, a miséria diminui. No governo Lula foram criados 5,4 milhões de empregos formais, os juros do país estão sendo reduzidos, o salário mínimo cresce 75%, os reajuste salariais foram os melhores em 10 anos. A Petrobras cobiçada pelo PSDB de Alckmin e FHC, para ser privatizada, no governo Lula se torna auto- suficiente, orgulho de todos os brasileiros.O valor de mercado da Petrobras dá um salto no governo Lula, que investe em novas refinarias, eleva efetivo de profissionais. As exportações brasileiras crescem acima da média mundial no governo Lula, isso porque foram ampliadas parcerias com países em desenvolvimento. O Brasil do governo Lula lidera luta mundial contra a fome, bem diferente de FHC do PSDB de Alckmin que deixou o país com 54 milhões de miseráveis. No governo Lula o crédito agrícola aumentou 90,26% e os incentivos fiscais são ampliados. As ações do governo Lula no combate a corrupção, crimes crescem 815%. Aumenta cerco à lavagem de dinheiro, aumenta o cerco aos sonegadores fiscais. Governo Lula cria Força de Segurança Pública, o orçamento da Polícia Federal é 74% superior ao orçamento da era FHC, governo Lula aumenta o efetivo da PF.O governo Lula constrói e já está em funcionamento o Presídio de Segurança Máxima Federal, em Catanduvas PR. Serão ao todo cinco presídios Federal no país, que devem estar prontos até 2007. Na educação o governo Lula cria o PROUNI que oferece 242 mil bolsas de estudo para alunos pobres. O ProUni oferece bolsas para todos os cursos e turnos das instituições que participam do programa”, observa o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Carneiro Ribeiro. Segundo ele, dos 21 primeiros estudantes pré-selecionados para bolsas do ProUni neste novo processo seletivo, 16 foram contemplados para cursos de medicina, dois para biomedicina, um para letras, um para engenharia de produção e um para tecnologia em gestão ambiental urbana. A seu ver, o ProUni está contemplando bons alunos que farão cursos nobres, disputados e de difícil acesso, principalmente na área de saúde. E tem ainda no governo Lula, a Ferrovia Transnordestina , Luz para Todos alcança 3,3 milhões de pessoas,a indústria naval brasileira que é reativada, introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. E tem mais, muito mais ações do governo Lula que beneficiam milhões de brasileiros. Com tudo isso eu me espanto é com gente que diz vai votar no Alckmin, das duas uma ou odeia o Brasil ou é débil mental. Se você pode escolher entre o melhor e o pior e escolhe o pior, me desculpem os que declaram o voto em Alckmin, mas o caso é para um bom psiquiatra.
Jussara Seixas