Translator

quinta-feira, abril 07, 2016

Ler é cultura

Lula diz que não gosta de ler porque dá sono. O ato de ler à noite dá sono porque é a hora que a maioria das pessoas estão cansadas e o cérebro cansado produz uma substância chamada melotonina que causa a sonolência.O melhor seria ler durante o dia, preferencialmente de manhã. Lula não gosta de ler e dá essa desculpa. Lula na realidade é o que chamamos de apedeuta, aquele que acha que sabe tudo e não quer aprender mais. É por isso que Lula é um ignorante. Não é um imbecil, mas é ignorante.

Reinaldo Azevedo define bem no seu blog. Escreve ele:

"Lula é o nosso índio de casaca porque adepto do método da orelhada, fruto da chamada cultura oral: ouve aqui, ouvi ali, ouve acolá e vai formando uma narrativa.Lula não precisa ler. Ele já sabe o necessário. Já veio sabendo. Se não lê como presidente, imaginem quando era sindicalista, um ambiente sempre muito propício ao cultivo do espírito."


Quem tem o hábito de ler, ganha várias vantagens sobre quem não lê. A pessoa ganha mais entendimento, mais cultura, reflete melhor, melhora seu vocabulário, escreve melhor, se informa melhor e até se diverte.

Ler em cruz: Quem lê em cruz um texto longo, pode ter entendimentos distintos sobre o assunto que lê.Na maioria das vezes, entendimentos errados.Um texto longo deve ser lido com atenção e levar à reflexão.

Ler manchetes de jornais e sites: A manchete é um texto curto que tem como objetivo chamar a atenção para o texto longo relacionado à manchete. No caso da imprensa escrita, serve como motivação comercial ou serve como distorção da verdade, no caso de imprensa sensacionalista ou tendenciosa. Muito cuidado com as manchetes.  

Mas, ler é cultura sim! Um povo que lê, adquire cultura, tem entendimento da situação. Daí Lula apregoar ao povão que é bobagem ler. Faz parte da retórica do projeto de poder incentivar o povo a ler menos ou não ler, para não se aculturar e dessa forma poder ser mais influenciado por quem sabe mais. Quem tem o hábito de ler, adquire a habilidade da leitura dinâmica e de melhor entendimento do assunto tratado.

Textos curtos: Textos curtos, servem para leitura em ambientes coletivos como a internet mas devem ter começo,meio e fim. Uma piada tem que ter começo,meio e fim, uma frase bem elaborada tem que ter começo,meio e fim. Num texto curto bem escrito, a pessoa que tem bom entendimento graças a seu melhor aculturamento confirma o dito popular "que para bom entendedor, meia palavra basta". Mas o texto curto pode levar a um mal entendimento, contrariando o dito popular.

Bordões: "O bordão é uma palavra ou uma locução esvaziada de sentido e sem função morfossintática que se repete num discurso ou numa manifestação geralmente de forma inconsciente ou ou automática, consistindo um item linguístico ou uma estratégia de apoio para o falante", diz o dicionário. Um bordão deve ser explicado num texto. Bordão sem explicação é mera tentativa de motivar a massa ignara. Exemplos atuais: "NÃO VAI TER GOLPE", "IMPEACHMENT JÁ!" Tais bordões sem a devida explicação de seu conceito num texto não têm validade se as pessoas não souberem porque ouvem e repetem.
Palavra ou locução esvaziada de sentido e sem função .morfossintática, que se repete no discurso, geralmente de forma inconsciente ou automática, constituindo um tique .linguístico ou uma estratégia de apoio para o falante

"bordão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/bord%c3%a3o [consultado em 07-04-2016].
alavra ou locução esvaziada de sentido e sem função .morfossintática, que se repete no discurso, geralmente de forma inconsciente ou automática, constituindo um tique .linguístico ou uma estratégia de apoio para o falante

"bordão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/bord%c3%a3o [consultado em 07-04-2016].


Esse meu texto pode ser considerado longo, mas tem uma finalidade expressa em seu título. "Ler é cultura".

Nenhum comentário: