Translator

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Onde vai nosso rico dinheirinho?

A tabela acima mostra o acompanhamento do Orçamento da União em 2008. São dados obtidos do site Contas Abertas (www.contasabertas.com) atualizados até 11/12/2008.

Como podemos ver, no item 1 está o salário de todos os funcionários da União, ativos e inativos, desde o Supremo Apedeuta, até o mais humilde barnabé da República. Considerando que este contingente soma cerca de 2 milhões de cidadãos, a média per-capita é de R$ 6.000,00. Dez por cento do nosso rico dinheirinho de impostos vai para sustentar 1% da população.

O item 2 e o Item 6, são os valores para pagamento da dívida pública. É a famosa dívida que os petistas tanto criticaram no governo FHC e que passou de 700 bilhões em 2002 para 1,5 trilhão em 2008 na gestão petista ou seja, mais que dobrou de valor! Cada brasileiro desde o recém-nascido até o mais idoso deve hoje aos investidores e especuladores através dos governantes de plantão que administram o país, quase 8 mil reais.

O item 3, “Outras despesas correntes” chama muito a atenção. Aqui estão as diárias, as viagens, inclusive as do Lula Tur, as refeições, os churrascos de final de semana na Granja do Torto, o material de consumo, as despesas com cartões corporativos,“pequenas despesas” da barnabézada e "outras despesas" dos cumpanhêro que somadas, dão quase UM TERÇO do nosso rico dinheirinho de impostos.

Imaginem quantas maracutaias devem existir dentro desta rubrica...

No Item 4 estão os investimentos do governo. Dentro deste item está o tristemente famoso PAC. Pelos valores da tabela, dá para ver que o PAC empacou mesmo. Só metade do previsto para investimentos em 2008 foi empenhada (ou seja, contratada) e deste valor, só 14% foram pagos até novembro de 2008.

No item 5 estão as despesas com aquisição de ativos e bens da União. Por exemplo, veículos para os servidores utilizarem (de preferência Ômegas australianos), a prestação do Air Force 51, as reformas do Palácio da Alvorada, os prédios suntuosos dos 3 poderes.

Olhando agora para a coluna “% PAGO/AUTORIZADO” podemos notar a evidência da farra de gastança.

Enquanto os pagamentos das demais rubricas não chegam a 70% em relação ao orçado com a ressalva da rubrica “Investimentos” que não passa de 15% do orçado o que já é símbolo de má gestão (ou má fé), as rubricas “Pessoal e Encargos Sociais” e “Outras Despesas Correntes” atingiram quase 90% de desembolso em relação ao orçado e é óbvio, chegarão a 100% no final do ano.

É natural, meus 3 leitores.

Funcionários públicos e “aspones” recebem seu salário em dia sejam ou não competentes.

Mas este desgoverno além de aumentar estúpidamente o número de funcionários públicos e assessores, pelo visto não mexeu uma palha sequer para reduzir os gastos na rubrica “Outras Despesas”. Dez por cento de economia neste item daria 48 bilhões de reais a menos. Com esta economia, o governo poderia reduzir o Imposto de Renda em até 6 vezes mais do que reduziu, sem perda de arrecadação.

É aqui neste novelo de gastança que os “cumpanhêro” se locupletam às nossas custas. Podem crer.

8 comentários:

Anônimo disse...

I HAD A DREAM
Sete de Setembro de 2009

A esplanada dos Ministérios fervilha. Grande parte da população comparece ao grande desfile da Independência. Pais com filhos no colo e de mãos dadas com filhos e esposa, todos com camisetas distribuídas antecipadamente, vermelhas e já com a estrela branca modificada com a inscrição do símbolo da foice e do martelo.

Mais de trinta mil, acenando suas bandeiras vermelhas ou com a foto de Guevara, aplaudem entusiasticamente as autoridades na tribuna especial.

Na tribuna, o presidente lula e seus convidados especiais, Hugo Chávez, Raul Castro, Evo Morales, Rafael Correa, Cristina Kirchner, Mahmoud Ahmadinejad, Dmitri Medvedev, entre outros, acenam ao povo entre um e outro brado de Chávez – “Socialismo ou morte”, repetidos em coro pela população.

Rasgam o céu em vôo rasante e com som ensurdecedor, os caças Sukhoi com o símbolo da Unasul em vermelho vivo. O povo como que com medo de ser atingido abaixa a cabeça durante a passagem e logo após aplaude com gritinhos nervosos, orgulhosos da Força Aérea da América Latina.

Abrindo o desfile, as bandas militares marcham em passo cadenciado, ao som do hino da internacional socialista, substituto oficial do Hino Nacional Brasileiro. As fardas militares, todas vermelhas, foram unificadas para as três armas, exceto o batalhão gay que desfilava com rosa choque. Encerrando o desfile militar, membros do MST e Liga Campesina, desfilavam, exibindo seus facões e enxadas seguidos pelos índios e afros-descendentes e mais atrás, a exótica parada gay, a pé ou dançando sobre seus carros alegóricos.

Ao final, autoridades civis e militares se dirigiram ao salão nobre para o coquetel onde foram servidos canapés e bebidas finas estrangeiras.

À população presente foram sorteadas cestas básicas, cheques de bolsa família e cargos na administração publica.

"LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"

Anônimo disse...

Como é que todo um País pode aprovar e não denunciar abertamente toda esta incompetencia administrativa, e esses indícios (provas!) de tão clara corruPTção???


Fora isso tudo, tome apenas um filho de presidente que dorme zelador de um zoologico e acorda socio da maior tele do Brasil...dois anos mais tarde, seu papaizinho assina um decreto que possibilita a maior comprar sua concorrente, que em fusão, ja anuncia que vai lançar um canal de tv via satélite dirigido as classes C e D...cujo responsavel será o filhinho do presimente que já é dono de um canal de TV, a PlayTV...

Depois disso, o resto é apenas resto. De uma forma ou de outra, sob qualquer sentido, isso ensejaria a retirada deste apedeuta da presidencia com um belo pé nos fundilhos...

Mas essas coisa não saem abertamente na imprensa para TODOS verem...viram apenas notas pequenas.

Um País de brincadeiras? Não, é o País da corruPTção mesmo!

Anônimo disse...

Tunico,

Feliz Natal!!!!

Unknown disse...

Meu caro Tonico, tú deverás ficar mais de 0lhos abertos em 2009 os o PRESI-MENTE continua lá....

LULÁ Lá, e o empreguismo prá compensar...

Os anarfas à enganar....

E o terceiro mandato vou buscar...

Que a brincadeira acima passe longe da realidade de 2009...

Abração

BOOTLEAD disse...

Amigos e Amigas,

"Tratemos da esperança nos dois sentidos possíveis da palavra: o que tenta despertar os homens para a fraternidade universal, com todas as suas implicações morais, e o que acena para a vida eterna.

Precisamos do Cristo não porque os homens se esquecem de ter fé, mas porque, com freqüência, eles abandonam a Razão".
Reinaldo Azevedo

Desejo a todos os meus amigos, um Natal de muita reflexão.

Hoje a meia-noite, horário em que habitualmente brindamos e abraçamos nossos afetos, estarei também em pensamento, lhes dando um grande abraço.

P A Z
Bootlead

Anônimo disse...

Tunico, hoje eu nem quero saber pra onde vai o nosso rico dinheirinho rsssss
Hoje eu só quero te desejar um Ano Novo maravilhoso, cheio de paz, amor, saúde... e continue de olho, viu?
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns, Tunico, pela sua lucidez! E continue nos brindando com essas avaliações tão reveladoras. Feliz 2009!

Patrick Gleber disse...

Tunico,

É isso aí! Gastança, afinal, como eles pensam, dinheiro público não tem dono, não é?

Pois é, caro amigo, estava lendo nesse domingo uma entrvista publicada pelo site Folha Dirigida e o nosso Babalorixá, como diria Reinaldo Azevedo, garante, com aquele ênfase que só ele gosta de dar, que, apesar da crise econômica, os concursos públicos continuarão a todo vapor. Isso quer dizer o quê? Mais gasto com dinheiro público.

Feliz 2009, Tunico.

Está bm próximo. Temos mais 2 anos. Esse farra tem que acabar.

Abraço

Patrick