Translator

quinta-feira, julho 03, 2008

Economia, democracia, liberdade...

No site do Cláudio Humberto de hoje:

"O presidente do BNDES Luciano Coutinho disse hoje que o problema da inflação é sério, mas que o Brasil tem totais condições de enfrentá-lo. Segundo Coutinho, para sanar o problema não é suficiente conter a demanda, mas também aumentar a oferta. O Plano de Safra, que pode aumentar a produção agrícola, anunciado ontem pelo governo é, para Coutinho, uma ótima ferramenta para se combater a inflação. Ele afirmou que o país é capaz de vencer este desafio, mesmo que para isso seja preciso desacelerar um pouco o ritmo de crescimento da economia. “Podemos desacelerar um pouquinho, mas não vamos derrubar o crescimento", disse Coutinho."

Hahahahaha! O economista, professor,doutor, barbudinho da UNICAMP, falou o óbvio ululante. Nem precisava ter todo aquele monte de títulos que tem para falar coisa tão simplória. Gente, fico pasmo com as declarações tão brilhantes que esses "intelectuais" ligados aos petralhas fazem por aí. Por que o tal Plano de Safra não foi implantado há um ano atrás?

O ministro Manteiga vem a público dizer que não há motivo para pânico, a inflação está sob controle. Sob controle uma ova! As altas no atacado no mês de junho, vão se refletir em altas no varejo em julho e agosto. Se subirem mais os juros, novas pressões de alta no atacado em função de financiamento de estoques acontecerão e assim vai.

Os petralhas pegaram o navio Brasil com um rumo definido pelo piloto anterior. Ligaram o piloto automático e enquanto as águas da economia eram calmas, o tempo da conjuntura bom, aproveitaram para fazer suas farras e festanças no salão de festas. Agora que o tempo começa a fechar, precisam pilotar o barco no manual mas não sabem como fazer. Não possuem esta habilitação, nem têm inteligência para isso.

*******

Ingrid Bettancourt foi libertada por quem de direito. Pelo governo de seu país. O Sargento TopTop Garcia, aquele assessor de p... nenhuma do Apedeuta, deve estar com um sorriso amarelo(amarelo de verdade) e vermelho (mais do que já é) de raiva do competente exército colombiano que frustrou a idéia sua e dos seus asseclas do Foro de SP de usarem a ex-senadora como moeda de barganha, para legitimar a guerrilha das FARC (leiam no excelente blog Notalatina os bastidores da operação que libertou a ex-senadora). Obrigado Suzy pela dica.

*******

Enquanto isso, o Apedeuta declara que "aqui na América Latina e na América do Sul não existe nenhuma razão para alguém querer chegar ao poder pela luta armada".
Em primeiro lugar, na cabeça dele América Latina e América do Sul são diferentes. Em segundo lugar, ele tem razão. Não precisa de luta armada para chegar ao poder. É só mentir descaradamente para o povo que se chega lá. E para se manter no poder é só continuar mentindo além de comprar aliados com o dinheiro público. E também, usar uma boa parte deste dinheiro para botar os companheiros no poder e uma pequena parte para distribuir migalhas aos mais pobres e obter popularidade. Isso é o que alguns chamam de grande político. Para mim é sim, uma grande sem-vergonhice.

7 comentários:

CAntonio disse...

Caro Tunico,


Se o Luciano cuidasse mais do segredo do cofre do BNDES, já estaria fazendo um grande serviço ao país.

Mas...


SDS.

Fábio Mayer disse...

Como eu já disse antes, acho que o Brasil põe lenha na fogueira da inflação ao não adotar uma política direta sobre ela, admitindo o problema. A continuar essa nuvem de fumaça de desonerar impostos para sanar casos específicos, e ao mesmo tempo aumentar o gasto público e alimentar o consumo pode ser eficaz no curto prazo e bom para a popularidade. Mas políticas econômicas precisam ser simples e diretas e mais que isso, precisam dar sinais positivos, e não dúbios como esta.

Não torço contra o país, da minha parte, quero que a inflação seja domada e o crescimento econômico continue.

Mas não sou governante...

E quanto a Ingrid e às FARC? Provou-se a estupidez de Hugo Chaves, porque as FARC o usaram para fazer publicidade e mesmo assim, não devolveram a refém mais importante. Provou-se que a política externa do Brasil é no mínimo burra, ao não ter opinião clara sobre uma entidade terrorista de esquerda. Provou-se que Marco Aurélio Garcia não tem competência para compor o governo.

Unknown disse...

Tunico vamos ver se as mentiras e as esmolas vão bastar quando o arroz faltar na mesa da maioria. Já nos mandaram relaxar e gozar, será que vão nos mandar comer brioches? Eu não gosto de brioches :(

Beijos

ZEPOVO disse...

Tunico,
Está ligado novamente? Agora em 220V?
Mais tarde leio teus posts...

ZEPOVO disse...

O Prof. Luciano tem razão. O Brasil pode contornar o problema da inflação com atitudes obvias, como aumento da produção e excedentes. Coisa fácil para o Brasil, nem tão fácil para paises europeus por exemplo. Lembre-se: -" aqui em plantando tudo dá" e com excedentes para exportação de geração de divisas...mas em euros, por favor!!!

A libertação de Ingrid Bettancourt é festejada pela direita e pela esquerda, por todos de bom senso.
Lamentável que apareçam agora a colaboração americana e até israelense para a operação, que me parece ter sido feita na "manha" coisa que os latinos são especialistas, se é que vc me entende.
Lamentável também, se a operação de libertação propiciar um 3º mandato para Uribe, ou talvez não tão lamentável assim... se é que vc me entende mais uma vez!

Anônimo disse...

Eles se achavam imunes, montaram a falácia do espetáculo do crescimento, agora o castelo começa a ruir.

tunico disse...

Zepovo, O Luciano está certo, assim como meu pai que só tem o quarto ano primário também estava certo faz tempo ao ditar que para qualquer um progredir tem que gastar menos do que ganha e investir o que sobra.O duro é ver um "intelequitual" falando obviedades ululantes como se fosse um luminar da economia depois da porta arrombada. Pergunto de novo: esta alta da inflação estava anunciada desde o ano passado por todas as vertentes econômicas sérias.Porque só agora vão agir?

Se houve colaboração da França e dos EUA, na libertação da Sra. Ingrid, ótimo! Muito mais países deviam ter colaborado, inclusive o Brasil.Mas nós não. Afinal o PT é fundador do Foro de SP assim como as FARC também são.