Translator

sexta-feira, julho 04, 2008

Ainda sobre economia e Ingrid Betancourt

No post anterior eu disse que o atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho falou o óbvio com o qual concordo (com o óbvio). "para combater a inflação deve-se aumentar a produção e não só regular o consumo através de juros altos". Ou coisa parecida.
O óbvio deve ser sempre dito pois existe no Brasil muita gente estúpida que não consegue entender nem o óbvio. O que me causou espécie foi ele ter dito o óbvio depois que a porta foi arrombada, a inflação ameaça disparar e ele como eminente representante do governo e luminar da economia não ter forçado a implantar um óbvio plano de combate PREVENTIVO à inflação no ano passado. Agora tem que tapar buracos.

O que o Luciano falou, meu pai que só tem o quarto ano primário fala há muito tempo. Não se deve gastar mais do que se ganha e o que sobrar a gente investe no crescimento. Não é o caso deste governo que tanto se ufana (malandramente) de ter promovido a maior reviravolta econômica no país desde que o país existe. A dívida pública interna só faz crescer e hoje está em muito mais que um TRILHÃO de reais. Os gastos com cartões corporativos denunciados tempos atrás são só uma pontinha do iceberg da farra gastadora do governo. A corrupção se institucionalizou, se cristalizou, graças ao mau exemplo dos ocupantes do Planalto ao "blindarem" notórios malandros.

Os petistas costumam dizer que existe gente torcendo para a inflação voltar, o Brasil governado pelo Lula "et caterva" dar errado. Eu não . Torço para a inflação não voltar. O Brasil dará certo não pelos seus governantes mas pelo seu povo.

Ao mesmo tempo, trabalho para mostrar que o lulo-petismo é uma excrescência alienígena e deve ser derrotado pela denúncia constante de suas mazelas e mentiras. Os "cumpanhero" renegaram a Constituição vigente e hoje dizem defendê-la (MENTIROSOS!), os "cumpanhero" sempre quiseram o "quanto pior, melhor" para chegar onde chegaram, os "cumpanhero" sempre torceram para o governo dos seus adversários e o Brasil dar errado(FALSOS!). Os "cumpanhero" não têm moral para hoje reclamar (IMORAIS!). Mas felizmente tenho consciência desta estratégia ideológica e estou vacinado contra ela e nunca mudarei minha opinião. Disse um notório ideólogo comunista sobre como combater adversários: "Acuse-os daquilo que você é". É o que a petralhada faz com os seus adversários. Eu prefiro acusá-los daquilo que não sou, mas eles são.

*******

Agora aparecem esquerdóides com dor de cotovelo querendo insinuar que o governo colombiano pagou 20 milhões de dólares para a libertação da ex-Senadora Ingrid Betancourt.
E se pagou, qual o problema? Ela e mais 13 reféns de terroristas não foram libertados? É o que importa.A liberdade não tem preço. Mas prefiro acreditar que não foi assim. Parabéns aos Estados Unidos e à França por darem apoio ao governo democrático da Colômbia. Parabéns também ao Serviço Secreto de Israel que ajudou no treinamento dos militares colombianos envolvidos no resgate. Condolências ao governo brasileiro e sua diplomacia de quinto mundo que não prefere nem ficar em cima do muro e sim atrás do muro, à espreita dos acontecimentos para malandramente, bem ao seu estilo, só surfar na onda quando ela é boa.

Colo aqui uma frase feliz do Reinaldo Azevedo, hoje em seu blog.

"...Uribe venceu um mito que ainda assombrava e assombra a América Latina: o da insurreição. Que os soldados colombianos tenham enganado os terroristas vestindo camisetas com a famosa foto de Che Guevara não deixa de ser uma ironia da história.

Pela primeira vez, Guevara serviu à causa da liberdade."

3 comentários:

ZEPOVO disse...

Quando eu disse que vc estava em 220V* não estava enganado.

Olha , a economia é uma ciência muito complexa, mas muito semelhante a meteorologia. As duas examinam mil variáveis para dizer exatamente onde e quando a chuva vai cair. Mas as duas ciencias são mesmo boas na hora de explicar porque a previsão deu errado.É o momento que tanto o economista como o meteorologista podem brilhar.

Sendo assim, acho que vc não deve ficar tão indignado porque só agora medidas estão sendo tomadas para combater a inflação. Pode soar sem lógica, mais medidas corretivas contra a inflação com antecedência criam mais inflação. Aumentar produção antes da demanda derruba preços e desorganiza a produção criando mais inflação lá na frente, Na verdade falar em inflação cria inflação.

Quanto ao "Entebe Sul Americano" acredito que não sabemos nem 10% do que aconteceu. O filme que estão mostrando não prova nada de nada, é bizarro. Vamos aguardar as "Memórias de Uribe", daqui uns 20 anos. Só lamento que os Colombianos tenham que creditar parte da operação aos americanos, franceses e até israelenses. Se a operação foi exatamente como dizem que foi feita "na lábia", enrolando os terroristas otários é uma coisa que dispensa treinamento estrangeiro, porque só os colombianos poderiam conhecer as particularidades das FARC's, das pessoas, a lingua as gírias o papo e a malandragem.

No resgate de Entebe, é claro que Israel recebeu ajuda americana, inglesa e outras, mas o crédito ficou só com Israel.
Existe uma versão de que o resgate de Entebe foi muito diferente da versão divulgada. Dizem que na realidade Idi Amin traiu os terroristas e os entregou para o Mossad. Mas isto é outra estória...

*normalmente quando se liga algo em 220, queima...

tunico disse...

Zé, economia não é ciência complicada não. Quem a complica são justamente os economistas.Veja mais tarde um post específico a respeito.

Pata Irada disse...

"lulo-petismo é uma excrescência alienígena".
Essa frase diz tudo!
Bom finalzinho de findisemana e um
baita beijo de Porto Alegre.