Translator

sábado, março 15, 2008

A cegueira mental dos fanáticos

O fanatismo seja por um ídolo, por uma religião, por um esporte ou por uma idéia , é altamente pernicioso porque acaba por cegar a pessoa. Fanáticos em todo o mundo, em toda a história humana causaram desentendimentos, desgraças, violências. Muita gente sofreu (e sofre) pela ação de fanáticos.

Vejam o caso do petismo ou melhor, do lulo-petismo. Esse fenômeno social onde se idolatra uma pessoa que tem um discurso igualitário, se diz saído das camadas mais pobres do povo - e é verdade- e que chegou lá (como ele chegou, sabemos bem).

Em função disto, partidários e simpatizantes da agremiação política que se diz "dos trabalhadores" acreditaram tanto no discurso que grande parte deles realmente acredita que eles são os verdadeiros trabalhadores, só eles trabalham e têm a missão de salvar o Brasil (e se puderem, todos os países pobres do mundo).
Para os lulo-petistas fanáticos, o país é dividido entre eles e o resto. E o resto é dividido em pobres e ricos. Assim, o lulo-petista fanático repete que nem papagaio que se deve ajudar os pobres e combater os ricos.
Os petistas fanáticos olham a sociedade como se fossem alienígenas e de acordo com a minha série de posts "The Invaders from Red Star", devem ser mesmo. Andam em bando, usam barbichinhas, as mulheres são mais feias que trombada de Scania com FeNeMÊ, não se misturam aos não-petistas, não aceitam argumentos convincentes, não aceitam críticas, o direito do contraditório é sempre deles, quando a verdade lhes dói desconversam e se a verdade lhes doer muito, partem para a violência verbal, até física.

Onde se encaixa realmente esta casta petista fanática no extrato da sociedade? Na classe média, na burguesia, como gostam de rotular.
Vejam só o que faz o fanatismo. Na cabeça dos lulo-petistas fanáticos de hoje, rico e burguês não trabalha, só explora. Acreditam piamente no discurso dos seus líderes. Se esquecem que também são burgueses. Não realizam que também são manipulados.

Mas o que se vê no dia-a-dia? Vemos um grupo de sindicalistas e burgueses metidos a intelectuais organizados e oportunistas que ascendeu ao poder que querem mais é se locupletar, usando o discurso socialista "light". Esta turma quer sair do plano burguês e fazer parte da minoria absoluta de ricos. Como?

Não pode tirar nada dos ricos e poderosos porque ato contínuo, serão apeados do poder. Mas precisam dar alguma coisa aos pobres para conquistar seus corações e mentes e "ter a força do povo". De onde tirar então? Ora, da classe média. O discurso fica coerente. Então, tiram da classe média a quem rotulam "elite burguesa", para dar aos pobres. Naturalmente, não tiram do seu.

Se este grupo ficar no poder por muito mais tempo ( e olha que se deixarem é possível) a tendência é reduzir a classe média ao seu grupo de militantes, empobrecer "a zelite burguesa" mantendo os pobres sempre pobres, senão perdem o discurso. Os ricos? Esta classe será mantida e engordada pelos líderes petistas (aliás, já está sendo).

O que os lulo-petistas estão querendo fazer é o contrário da teoria do desenvolvimento social-liberal onde a pobreza é reduzida, a classe média é forte e os ricos e poderosos são controlados para que não abusem de seu poder. Como fazer isto? Fortalecendo a democracia, com menos impostos e mais justiça, com menos corrupção e mentiras, com reformas sociais profundas premiando quem merece e não quem precisa.

E depois vem o simpático simpatizante petista me dizer em comentário que o PT é socialista ao mesmo tempo que confirma as intenções e atos do lulo-petismo. Para mim a melhor definição do petismo é que são sócio-oportunistas. Eu concordo que petista não é comunista. O comunismo é uma teoria onde não existem classes sociais. É todo mundo igual. E petista lá quer ser igual aos outros? Não! Quer ser o melhor, quer ser dono da verdade.

Eu já firmei minha postura (LEIA NESTE POST) e lá tem um link para outro texto meu definindo bem claramente o que é socialismo, o que é comunismo, democracia, etc e tal. Quem quiser leia e comente também.
Só fanáticos acham que o PT é socialista e democrático. E se não for fanático, faz parte do grupo de sócio-oportunistas que manipula as massas. E se não for nem fanático nem sócio-oportunista, é um apedeuta (sempre lembrando que apedeuta é aquele que não quer aprender mais do que já aprendeu).

21 comentários:

ZEPOVO disse...

me aguarde...

Unknown disse...

olha ele aí Tunico!
rsrs...

eu já disse PT é religião e dizem que religião não se discute.

Letícia Losekann Coelho disse...

Adoro ver algum carro importando por Porto Alegre tapado de adesivos do PT! Os fanáticos lula -petistas, se sentem superiores e extremamente inteligentes...Realmente não escutam a opinião de quem pensa diferente, e não respeitam a diversidade...Na grande verdade são tacanhos e muito úteis ao desgoverno do Lula! Nada melhor do que ver um jovem de carro importante, sentado em um dos melhores bares de uma cidade, falando em justiça social! Morro de rir...
beijos

ZEPOVO disse...

O PT é socialista, democrático e formado pela classe trabalhadora. Isto é obvio e a negação é desespero ou má intenção. Não somos donos da verdade, apenas o melhor mais organizado e logicamente mais votado Partido da história deste país.
O Pres Lula nada tem de apedeuta, pode ter o que aprender, mas tem muito mais à ensinar!
Quanto ao que falei no comentário anterior, tirar da classe média para ajudar os miseráveis, modéstia à parte
é uma descrição exata de como funciona nossa sociedade. Não é que não gostamos ou não podemos tirar dos ricos, apenas não contamos com eles! Para nada, as elites ricas não ajudam ninguém à não ser eles mesmos. A massa de pobres precisa ser ajudade pela sociedade conciente. A classe média. Pelo menos EU penso assim...
Lá no meu blog fui um pouco mais fundo...

Unknown disse...

depois passa lá no meu blog "obs.de A a Z" e veja o comentário que o ZÉPOVO fez no post "livros", só petista mesmo...

tunico disse...

Zé, me espere agora. Posso responder no seu blog?

Letícia Losekann Coelho disse...

Tunico,
vou ir sim para São Paulo!
Agora, o Zé não desiste...é uma tristeza!

Marcos Pontes disse...

Numa coisa o Zé tem razão: Lula tem muito a ensinar. Mas jamaisensinará o Zé a usar a crase, mas isso não vem ao caso agora.
Confesso que por muitos anos votei na esquerda para o legislativo, afinal de contas eles eram o contra-peso, levantavam as lebres sujas que aconteciam por baixo dos panos, as negociatas. Mas não votava neles para o executivo. Os socialistas não sabiam administrar seus países, como poderiam administrar o Brasil que vivia de sacolejos, como ainda vive, numa dependência externa incrível, com uma economia que mais parecia o Victor, do Doutor Frankenstein? Cada novo ministro fazia uma experiância e o monstro não andava.
Eleitos para o executivo, a começar pela primeira prefeita de Fortaleza, ficou claro que não sabiam gerenciar seuqe uma cidade, como governariam um país?
O sectarismo é um fator imbecilizante.

Pata Irada disse...

Mito bom Tunico!

Como funcionam os bandos?
Bando é bando, não existe o indivíduo, portanto vão para onde o "líder" vai, sem vontade própria. São como um cardume.

Me permite dizer uma coisa só para aprofundar?
Se não é nem fanático nem sócio oportunista pode também ser um um sociopata, mas sempre um apedeuta. hehehehe
Um beijo psicopata.

Luma Rosa disse...

Enquanto os fanáticos estão em seu canto não importa. Importa quando querem impor idéias! ETA LAVAGEM!!

Unknown disse...

Sei lá se são democráticos, socialistas, bolivaristas...O que sei é que, no poder, não largam os benefícios do Capital nem amarrados...

Pata Irada disse...

Tunico

óia!

http://charges.uol.com.br/2008/03/18/cotidiano-em-breve-na-tv-pu

bj.

Anônimo disse...

o fanatismo petista de hoje é diverso pois somente a cúpula petista é obcecada
pelo poder e não medem esforços para se manterem lá, o restante, os beneficiados das tais bolsas são fanáticos por conveniência.

@David_Nobrega disse...

Olha Tunico, eu ando há tanto tempo fora da blogosfera que me asusto em ver que sempre existem aqueles que querem transformar foices e martelos(na intenção) em coroa de louros (no suposto merecimento).
Se ao menos estudassem um pouquinho que fosse de história...

Anônimo disse...

Texto perfeito. Me arrepia ouvir ou ler essa sigla PT, afff, o atraso, a repugnância, a incompetência. O caos!!!!

Anônimo disse...

Tunico,

Porquê você se preocupa tanto com o PT?? Mais pernicioso são também outros partidos... o que você acha da gestão tucana em SÃO PAULO, onde a POLICIA ESTÁ MORRENDO EM BICOS, por causa do SALÁRIO(?) miserável? Do DEMO no RIO, onde uma pessoa é contaminada por DEMgue a cada 42s?? Então o PT que é perigoso??

ZEPOVO disse...

Tunico,
Não respondi antes porque estava ausente na semana passada.
Aproveitei para adiantar a leitura do livro que vc recomendou ( Os Autênticos)
Vc pode escrever à vontade ( tem crase Marcos?) e responder no meu blog, não precisa pedir, qual é a do "União e Ação"?
Escrevi duas vezes este comentário, não sei se duplicou...

Patrick Gleber disse...

Tunico,


Voltei! Depois de um longo tempo fora da blogosgera estou de volta. Espero mais uma vez contar com sua ilustre visita.

Forte abraço

Patrick Gleber
www.blogdopatrick.blogspot.com

Anônimo disse...

Lula tem maior credibilidadeque Jesus Cristo no Brasil. Informação essa obitida através de pesquisa.

E ISSO NÃO é FANATISMO?????

Hitler tinha grande indíce de aprovação também, pré primeira guerra.

Um povo ignorante cai muito mais facil em golpe de lideres populistas. Sim, Lula é um grande lider, como Hitler e outros ditadores populistas também.

Edson Ramin

Anônimo disse...

Nossa! Coloquei no campo de busca "ati petista" e cai aqui no seu blog. Fiquei encantada com seu post. Tudo que eu penso, mas nunca consegui expressar! Eles (os lulo-pestista fanáticos)inistem em tentar me converter...e no quanto eles são perfeitos e como eles vão salvar o Brasil... etc. Julianna

Anônimo disse...

Lula: fodeu com quem produz pra encher o cu de vagabundo...