Translator

segunda-feira, novembro 26, 2007

Quatro anos? Sim! Quatro anos! Haja saco!

Não sou muito bom de efemérides mas fui verificar nos meus arquivos e constatei somente ontem que minha participação mais ativa na web e na blogosfera se iniciou em 30/11/2003 quando criei um website denominado www.estoudeolho.nom.br (falecido) que depois derivou para um blog no UOL com o mesmo nome (também falecido) e hoje aqui hospedado no Blogger, com filhotes no Wordpress e no Blogspot.
Portanto, dia 30/11/2007 completarei 4 anos como um palpiteiro ativo na web.

Tive o saco de contar quantos posts escrevi nesse tempo todo. 442.

Visitas únicas? Quase 50.000, somando todos os blogs e o website. Mas não estou preocupado com a quantidade e sim com a qualidade.
Neste tempo conheci gente muito boa, todos listados aí do lado direito. Conheci também gente muito ruim, a maioria anônimos. Mas eu percebi que nunca me posicionei claramente. Hoje, dados os acontecimentos políticos que nos cercam, achei importante me posicionar, ou reiterar meu posicionamento.

Escrevi um texto sobre ideologias e regimes de governo.Está postado no Wordpress que utilizo como apoio a este blog. Lá procurei desenvolver um tema que está na ordem do dia, a nossa democracia que mais uma vez está sendo posta à prova.

O texto pode ser lido AQUI. É a minha visão. Não é verdade absoluta mas é com base nela que me posiciono neste Blog.

Eu sou um adepto da democracia, do social-liberalismo (mais liberal que social mas também social) e do capitalismo. Se querem me rotular de direitista, é mentira. Se querem me rotular de esquerdista, é mentira também porque refuto tais termos por julgá-los ultrapassados. Ademais sou canhoto de nascimento e ambidestro por costume.

Quanto à minha posição em relação ao “establishment” atual no Brasil, afirmo que sou avesso a radicalismos e especialmente contrário aqueles que têm tendências totalitaristas, socialistas radicais e comunistas. Sou também contra a burrice, a cegueira mental, a incompetência, a arrogância e a desonestidade.Por tudo isso sou adversário do lulo-petismo e de seus aliados políticos e ideológicos. Os lulo-petistas reúnem todas as “qualidades” que deploro.

Mas também sou aberto aos debates onde sempre tentarei mostrar meu ponto de vista. Se não conseguir, paciência. “Cada qual com seu cada qual”. Que seja feliz com suas convicções pois, antes de tudo, me considero um humanista secular e partidário do livre arbítrio. A Lei do Karma se encarregará de equilibrar as coisas um dia.

Nunca xingarei alguém que me contestar de forma educada e civilizada. Mas se partir para a baixaria, o mesmo Exú que baixa em Olavo de Carvalho (ultimamente quase sempre ele baixa lá) irá baixar em mim e sai de baixo!


*******
Para não perder a verve humorada e de acordo com o texto que escrevi no meu blog rumeno, seguem umas definições engraçadas que muita gente conhece mas sempre é bom relembrar.




ROTULAÇOES IDEOLÓGICAS(ATUALIZADO PARA 2007)

CAPITALISMO:Você tem duas vacas.Vende uma e compra um touro.Eles se multiplicam, e a economia cresce.Você vende o rebanho e aposenta-se, com o fruto do seu trabalho.
CAPITALISMO AMERICANO:Você tem duas vacas.Vende as duas, compra uma vaca indiana e força ela a produzir o leite de quatro vacas em Bangalore.Fica surpreso quando ela morre.
CAPITALISMO ESPANHOL:Você tem muito orgulho de ter duas vacas. E orgulho do seu Rei.
CAPITALISMO PORTUGUÊS:Você tem duas vacas.E reclama porque seu rebanho não cresce...
CAPITALISMO(versão chinesa da 25 de março): Você tem duas vacas. Vende as três para uma empresa fantasma em nome do primo de uma namorada e depois compra as quatro vacas de volta com o financiamento obtido junto a um banco cujo gerente é seu amigo e com quem reparte o rebanho: quatro vacas para cada um.
CAPITALISMO ITALIANO:Você tem duas vacas.Uma delas é sua mãe, a outra é sua sogra, maledetto!!!.
CAPITALISMO HOLANDÊS:Você tem duas vacas.Elas vivem juntas, não gostam de touros e tudo bem.
CAPITALISMO ALEMÃO:Você tem duas vacas.Elas produzem leite regularmente, segundo padrões de quantidade e horário previamente estabelecido, de forma precisa e lucrativa.Mas o que você queria mesmo era criar porcos.
CAPITALISMO RUSSO:Você tem duas vacas.Conta-as e vê que tem cinco.Conta de novo e vê que tem 42.Conta de novo e vê que tem 12 vacas.Na realidade você não tem nenhuma pois a máfia já roubou todas.Você pára de contar e abre outra garrafa de vodca.
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA:Você tem duas vacas. Você e os seus vizinhos marcam um plebiscito para escolher quem irá dizer como o leite será repartido.
DEMOCRACIA BRITÂNICA:Você tem duas vacas. As duas são loucas.
DEMOCRACIA FRANCESA:Você tem duas vacas. O governo baixa regras sobre a forma de as alimentar e ordenhá-las. Paga um gordo subsídio para você reduzir a produção para continuar faturando e não ter de ir procurar emprego na cidade. Depois, manda você desfilar com as vacas em frente a lanchonete de gringo.
FASCISMO: Você tem duas vacas. O governo toma as duas vacas, contrata você para cuidar das vacas e vende o leite a você.
DITADURA MILITAR LATINO-AMERICANA:Você tem duas vacas. O governo te prende como subversivo. Fica com as duas vacas, vende as vacas e manda o dinheiro para um banco suíço.
COMUNISMO SEGUNDO MARX: Você tem 2 vacas. Deve então dar uma a seu vizinho. Terá leite até que sua vaca morra.Depois vai pedir leite ao seu vizinho mas ele comeu a vaca que você deu pra ele.
COMUNISMO CUBANO: Você tem 2 vacas. O Estado te toma as duas, vende uma para fazer fotos do Fidel e outra do Che. Depois te dá um cupom para que você entre na fila para te vender um litro de leite por mês.
COMUNO-CAPITALISMO CHINÊS:Você tem duas vacas e 300 pessoas tirando leite delas.Você se gaba de ter pleno emprego e alta produtividade.E prende o ativista que divulgou seus números.
SOCIALISMO DO SÉCULO 21 (”bolivariano”): Você tem 2 vacas. Deve doar as vacas à comuna.Depois vai pedir leite ao chefe da comuna que por sua vez pede permissão ao Chavez.Como a coisa demora demais, você protesta e te chamam de golpista, fascista e a serviço da CIA. Não te dão nunca mais leite e você entra na lista negra do governo.
SOCIAL-DEMOCRACIA PETISTA:Voce tem duas vacas.Vem o MST, abate uma para fazer um churrasco para os sem-terra patrocinado pela ONG do Jorge Lorenzetti e diz que a outra vaca não está cumprindo sua função social.Vem o INCRA e o IBAMA, colocam um imposto sobre o seu rebanho inexistente, desapropriam suas terras e lhe entregam títulos da dívida do Caixa2 do PT, afiançados pelo Delúbio Soares, pelo Zé Dirceu e pelo Genoíno, com aval do Berzoini e firma reconhecida pelo Marcos Valério.Você entra na Justiça, o governo é condenado a lhe ressarcir: ele o faz com dois cartões magnéticos do Bolsa-Família, que lhe dão direito a retirar, diretamente com o prefeito da sua cidade, 65 reais por mês. Você reclama com o Lula, ele diz que não tem nada com isso, que não sabe de nada e manda a chefe da Casa Civil resolver o seu problema. Ela cria uma comissão interministerial de 37 membros, com prazo certo, publicado no Diário Oficial, para apresentar uma solução: você continua esperando até hoje...
SOCIAL-DEMOCRACIA TUCANA:Você tem duas vacas.Uma foi morta e transformada em churrasco pelo pessoal do MST na última invasão.O governo cria a CPPV- Contribuição Provisória pela Posse de Vaca.Um fiscal vem e lhe autua, porque embora você tenha recolhido corretamente a CCPV, o valor era pelo número de vacas presumidas e não pelo de vacas reais.A Receita Federal, por meio de dados também presumidos do seu consumo de leite, queijo, sapatos de couro, botões, presume que você tenha 200 vacas e para se livrar da encrenca, você dá a vaca restante para o fiscal deixar por isso mesmo.

21 comentários:

Clau disse...

Tunico, adorei as rotulações ;-) Se me permite, retransmitirei por e-mail.
Beijos e bom domingo!

andre wernner disse...

Tunico,
Vamos pôr partes!
Primeiro parabéns pela chegada do aniversário do blog. Afinal, quatro anos no trecho é muito chão. Parece que não, mas é! Espero que você atinja, sinceramente, a marca dos “quarenta” anos... Hehehe

Sua posição em relação a democracia não deixa dúvida. Posição clara é límpida. E as rotulações ideológicas estão hilárias. Valeu a pena o tempo empregado na leitura. Fazia tempo que eu não dava boas gargalhadas.
Abs

P.S.: estamos falando de espiritualidade lá no blog

Ozéas disse...

Parabéns, sei como é difícil manter vivo um blog. Durante um ano e meio consegui dividir meu tempo e postar insistentemente alguns temas que me chamavam a atenção, não resisti e parei por um ano inteiro, voltando agora na esperança de continuar caminhando.
Quando encontro você resistindo com alegria e mantendo a luz acesa na casa, para que todos possamos visitá-la, me cabe sorrir, dar parabéns e incentivar, até porque seu blog é um espaço delicioso de ser visitado.
Mais sucesso pra vc.
Abç

Saramar disse...

Tunico, meus parabéns pelo aniversário do blog.
Quatro anos é muito tempo e só os bons blogs resistem tanto.

Agradeço-lhe pela tenacidade porque, graças a você, aprende muito desde que comecei o meu próprio blog.

Antes de ir ler o seu texto, permita-me dizer que seu posicionamento político é invejável. Quem dera não houvessem radicais e todos se posicionassem assim.

beijos, boa semana e parabéns!

Pata Irada disse...

Dia 30!
PARABÉNS,
Queremos bolo de aniversário e tem que ter velinha.
Vamos cantar parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades muitos anos de vida. VIVA!!
Tunico o que é que vc comigo? Tô viciada no jogo chuta bunda dele.
Tá novamente documentado, 171.714m.
Tô melhorando!
Só vou parar quando atingir a troposfera.
beijos.

MARCO ANTONIO disse...

Ô TUNICO, mudando um pouco de assunto, você não acha que Chávez está ficando meio doido e Lula vai ter que tolerá0lo de qualquer jeito? Viu a última, contra o governo colombiano?

tita coelho disse...

Oi! Parabéns!!! Caralhússss 4 anos..uau tempo pra caramba! Quero bolo!
Já postei sobre a blogagem coletiva!
Quanto as denominações...ótimas!!
beijos

Pedro Ivo Martins disse...

Parabéns pelos 4 anos de militância. To conhecendo o blog agora e gostei. Voltarei para conferir. Abraço.

Stella disse...

Tunico, você é um daqueles poucos que fazem a diferença, todos teus posts são completos vê-se a seriedade e dedicação.
Me sinto muito honrada em fazer parte do LADIES FIRST e mais ainda em recebê-lo em meu blog.
Um abraço, Stella

Jussara Gehrke disse...

é bom rir...

rs... eu tinha escrito duas vezes aqui hoje a tarde assim que vc postou, ainda nao tinha nenhum pitaco, mas como vc sabe tem dias que a minha conexão é aquela beleza...hehe... pensei que tinha ido e nao foi.

tinha escrito sobre um novo tipo de terapia que vi hoje na tv, "terapia do riso" :-)

vc hoje fez a gente rir mais um pouco, e isso que é gostoso no seu blog, no seu estilo, na sua posiçao: jamais deixar a peteca cair, sempre com muito humor! esse seu espirito critico bem humorado é melhor que a tal nova terapia... rir para nao estressar!

Viva Tunico!
Sei que tem muito gaz ainda pra esse blog, vamos desopilando o fígado!

beijos querido
juju

Marcos antonio Sabino disse...

Tunico,

Ao citar o carequinha Marcos Valério (aquele lá de minas, que em 1998 criou o mensalão com a ajuda do PSDB) você esqueceu de CITAR O EDUARDO AZEREDO, pai de todo esse atraso!!

Um Grande abraço

Star disse...

Parabéns, não é fácil escrever um blog nesta terra insana, muitas vezes perdemos a vontade e a calma.

Tenho blog desde 2002, nas eleições apanhei muito dos petistas e simpatizantes que achavam que Lula era tudo de bom e eu era a louca direitista que não queria um partido limpo e um presidente honesto para o Brasil.

Com a eleição de Lula preferi falar de amenidades e esperar para ver no que dava.

Deu "nisso"!

Montei meu bloguinho de novo para comentar as depravações de um partido sem vergonha e um presidente ordinário.

Beijo

tunico disse...

Clau, sempre digo que brincando se falam as verdades. Use e abuse.Bjs.

André, parece pouco mas é verdade. É um chão. Mas vale a pena.

Ozéas, às vezes quero dar um tempo mas a petralhada não deixa. É muita petralhice junta, concorda?

Saramar, você é outra batalhadora. Seus textos sempre são cheios de verdades e paixão em lutar por aquilo que é correto.Me lembro que você foi a primeira a adicionar meu blog ainda lá no zip.net em 2004. Um beijão querida.

Silvana, obrigado querida. E continue chutando a bunda dele. Quem sabe um chute bem dado manda ele de volta pra estrela vermelha de onde veio, né?

Marco, já comentei no seu blog. O cara é psicopata. Pensa que é Simon Bolívar.

Letícia. Obrigado. Teremos um bolo virtual, sim. Mas um dia comemoraremos juntos se o Ricardo nos convidar para a famosa caldeirada dele em Floripa.

Pedro, volte sempre. A casa é sua. Obrigado.

Stella, outra batalhadora na estrada, né? A honra é minha, querida. Você, a Star e a Saramar, estão aí do lado direito há quase 4 anos. Baccio per te.

Juju, é claro que tem ainda muito gás. Se os petralhas tentarem acabar com ele, vamos de etanol. Rss.

Marcos, esqueci do Azeredo, tem razão. Ele criou um mensalinho. O PT copiou e fez melhor, aperfeiçoou. Transformou em MENSALÃO!

Star, os dinossauros sinistros rotulam quem os critica de direitistas. O Lula traduz isso muito bem. “Quem num tá comigo, tá contramigo.” Mas vamos continuar chutando a bunda deles. Somos mais pacientes que eles. Obrigado amiga.

shirlei horta disse...

Tunico,
Gosto do seu blog, mas gosto mais de você e da oportunidade que nós temos de discutir opiniões, idéias. Parabéns pelos quatro anos. Há dois eu estou aqui também.

Quanto às definições de capitalismo: GENIAL!!!!!

Jussara Gehrke disse...

hehe... corrigindooooo... vc tem muito GÁS!!!!
(justamente eu que vivo corrigindo tudo, né?!)

Fábio Mayer disse...

4 anos?

Você é um dinossauro da blogosfera, amigo! Ahahah...todo mundo que conheci por aqui está nessa vida há no máximo 2!

Suzy disse...

Tunico querido, se posicionar faz muito bem. Pelo menos você não está escondido nos "armários". Com mais calma, vou até o blog de apoio para debatermos o assunto. Estou à sua direita, hehehe...
Um abraço

tita coelho disse...

Querido...depois deste post intenso de hoje...resolvi fazer um mais leve! Tem presente pra ti lá no meu blog!!
beijos

Lilian disse...

Acho muito interessante essa questão de rótulos, é esquerdista pra cá, direitsta pra lá, isso e aquilo. priorizam-se classificações, decora-se discursos e se esquecem da ideologia defendida por conhecimento, por estudo.

aí fica impossível se definir tão claramente como você o fez.

tita coelho disse...

Deixei um Parabéns pra ti lá no meu blog!! Beijos

tunico disse...

Shirley, obrigado. Continuamos na estrada. Venha comer um bolinho.

Juju, faiz parte.Se o Lula erra sempre, nós podemos errar de vez em quando.

Fábio, tem mais dinossauros e dinossauras. O Serjão, o Angelo, o Moita, a Saramar, a Star, A Stella. Até o Ricardo Rayol. Não , esse é um pterodátilo.

Suzy, à direita ou à esquerda, não importa. O importante é combater os Invasores da Estrela Vermelha.

Tita, tem recado lá na sua casa.

Lílian, quem rotula simplesmente, normalmente é um ser fútil, superficial, só enxerga a embalagem.Não conhece o conteúdo e nem quer experimentar.