Translator

terça-feira, agosto 01, 2017

O MILITANTE




A palavra militante deriva do latim militans, -antis, particípio presente milito, -are o que significa ser soldado.  

Como todos sabem, um soldado é normalmente aquele sujeito sem vontade própria, que segue ordens mesmo que o cumprimento dessas ordens seja um ato descabido, imoral e agressivo.

A militância vem do tempo da propagação das religiões onde as pessoas que saíam pregando os dogmas religiosos eram chamadas de soldados da causa(militantes da causa de Cristo, da Santíssima Trindade, de Maomé, etc.). Um verdadeiro exército de pessoas a serviço das causas.

Pois então. Não se pode culpar todo o povo alemão pelas atrocidades de Hitler pois foram incitadas pelos militantes – camisas pardas- nazistas. Da mesma forma, não se pode culpar todo o povo italiano pelo fascismo de Mussolini que foram incitados pelos seus militantes vestidos com suas camisas negras. Mais recentemente, não podemos culpar todo o povo venezuelano pelas barbaridades cometidas por Chavez e Maduro e seus militantes de camisa vermelha.

Um líder populista não se faz sozinho. Precisa de militantes que, como se define no primeiro parágrafo, são soldados da causa, que defenderão as idéias e ideologias do líder e as passarão aos militontos que por sua vez passarão à massa, de preferência ignara, inculta, que absorve facilmente a boa propaganda ideológica baseada em palavras de ordem e promessas mirabolantes.

Os militantes normalmente são pessoas bem remuneradas, que ocupam cargos importantes na hierarquia ou que irão ocupar tais cargos a depender de sua dedicação à causa. Entendam que nesse caso, não existe o amor platônico à causa/ideologia, não existe o desprendimento. Tudo é por interesse basicamente material. Quem milita por pura ideologia com toda a certeza tem o miolo mole, rasga dinheiro e merece ser internado no Juqueri por demência.

Aqui no Brasil, o mais significativo exemplo de militante é o lulo-petista ou de forma mais abrangente o petista sindicalizado, remunerado, que enxerga no sucesso da causa uma forma de se locupletar materialmente e deter parte do poder.  

A proposta petista que tem como líder máximo Lula, é a que mais se parece com uma seita religiosa fanática onde existem os militantes “profissionais” que gerenciam os “militontos”. Lula no caso é incensado e vendido como o lider divino que mais praticou o bem maior ao sofrido povo brasileiro (claro que na realidade foi um dos líderes que mais mal fizeram ao país desde 1500). 

Quem são os militontos?

Militontos são cidadãos que sem remuneração nenhuma (salvo um sanduíche de mortadela barata, uma pequena ajuda de custo e uma tubaína nas manifestações de rua) e sem pretensões materiais futuras, defendem a causa por pura manipulação (ou pura ignorância). A maioria vive mal, mas acredita piamente que a vitória do lulismo/petismo trará a bonança e com isso poderão deixar de invejar aqueles burgueses que ao seu redor vivem melhor. E quando seu “guru” chegar ao poder, receberão seu Bolsa-Familia e viverão felizes para sempre. Esses militontos são chamados no jargão sociológico de massa de manobra.

Há também militontos mais esclarecidos que acham ainda que poderão alçar um degrau na hierarquia e serem militantes de fato e de direito com direito a cargo de importância no governo. Tais militontos mais esclarecidos se encontram nos meios escolares, universitários, na imprensa, no serviço público e nos meios artísticos. É o pior tipo de militonto pois tiveram a oportunidade de se aculturar, de se esclarecer, se informar e usam seus predicados intelectuais em benefício próprio ou de seu grupo, perderam o bom senso e daí se tornaram estelionatários das mentes alheias e burgueses do capital de terceiros.

Ou quem sabe, aguardam a vitória do socialismo populista para se locupletarem de vez às custas do povo que dizem defender.

Nenhum comentário: