Translator

sábado, maio 07, 2016

Até que enfim! (quase)

Comecei a escrever este post antes do desfecho da votação em plenário da admissibilidade do impeachment da presidente da República. Mas com certeza será uma votação esmagadora. Dilma cai não só pelas pedaladas que deu mas pelo conjunto de sua obra e também pelo conjunto nefasto e populista de toda a obra petista em 13 longos e dolorosos anos no poder.
Em 2002, Lula foi eleito e muitos esperavam (eu não) que com ele o Brasil continuasse crescendo de forma sustentável como vinha desde o impeachment de Collor em 1992. Ledo engano. Houve crescimento sim, mas as bases fincadas no governo que o antecedeu foram lenta e sorrateiramente solapadas por um projeto que visava somente o poder e não um futuro melhor para os brasileiros.
Lula tinha tudo para reduzir desigualdades ao mesmo tempo que manteria as bases de crescimento contínuo que realimentaria a redução das desigualdades por meio da riqueza adquirida. Assim fosse, chegaríamos hoje a um país bem melhor que em 2002, mas não chegou e explico a seguir com números e fatos.

Tínhamos no final de 2002 uma inflação de 12% em grande parte causada pela especulação e temor do governo Lula e um desemprego estatístico de 11,5% (cerca de 9 milhões de desempregados). Em 2002, o país cresceu só naquele ano 3,1%. Na média de 10 anos (1993/2002) , cresceu 2,6% por ano. Em 2002 o Brasil era a 8a. economia do mundo. A carga tributária corrigida pelo IBGE era de 32% .
O que temos hoje? Uma inflação que passa dos 10%, um desemprego estatístico de 11% (11,5 milhões de desempregados), um crescimento negativo estimado este ano em -4%, o crescimento médio de 2003 até hoje de 2,6%. O Brasil continua sendo a 8a. maior economia do mundo.A carga tributária é de 36%, maior que em 2002. Nesses pontos não mudou quase nada.

O que mudou?

Em 2002, já havia o sistema social de Bolsas-Auxílio que elevava o número de desempregados/desocupados reais para cerca de 16 milhões de pessoas, 10% da população. Hoje depois de malandramente mudarem o nome para Bolsa-Família, o número de desempregados/desocupados reais passa de 41 milhões de brasileiros, 20% da população!!! Dobrou!

O governo petista alardeou que milhões subiram da classe D (pobre) para a classe C (média-baixa ou remediada). Assim como subiram, caíram de volta. Quem antes só via avião subir e descer em aeroporto e segundo o petismo passou a viajar de avião, hoje volta a ver avião subir e descer em aeroporto.Imaginem como isso dói na auto-estima desse povo.

Mudou também e para pior, MUITO PIOR, a corrupção, a roubalheira de dinheiro público. Antes a corrupção existia,sempre existiu, não foi inventada pelo PT. Mas o PT fez mais, a transformou em método, a organizou em quadrilhas, a transformou em crime organizado. Se antes se estimava que a corrupção corroía 10% dos impostos por ano, hoje se calcula que a corrupção engole 25% dos impostos! Você, leitor, trabalhava 4 meses do ano para pagar impostos e desses 4 meses, 15 dias era para alimentar governante e político ladrão. Hoje, trabalha 5,5 meses do ano para pagar seus impostos, e destes 5,5 meses, 41 dias são para alimentar governante e político ladrão.
Já pensou nisso? 

Criou-se nesse período o eufemismo PETRALHA para designar os detentores do poder e seus comparsas. Termo muito bem aplicado que virou até palavra de dicionário.Esse termo demonstra bem a falta de ética, a falta de honestidade, de transparência desse grupo de pessoas (ou seria melhor chamá-los de bando) que tomaram de assalto o país.Tentaram reagir com o termo COXINHA que seriam as pessoas que como eu, se opuseram a eles nesse tempo todo. Ao final, esse termo acabou significando gente do bem, honesta, trabalhadora de verdade, com bons princípios e que não se rendeu a eles.Aí partiram para a ignorância bem a seu estilo. Passaram a taxar quem se opôs e se opõe como REACIONÁRIOS, GOLPISTAS, FASCISTAS(sem nem saberem direito o que esse termo significa), e outros termos nada elogiáveis.Pois bem, os COXINHAS estão vencendo os PETRALHAS.
Ainda há um longo caminho a percorrer, mas agora existe um bom caminho.

Por fim, mas não esgotando o assunto, como não há mal que perdure quando o bem está dentro da gente, o mal está no fim, a casa está caindo como na  letra do poetinha Vinícius ("tantas você fez, que ela cansou, porque você rapaz, abusou... um dia a casa cai").


Num próximo post continuo.Me aguardem. 

Nenhum comentário: