Translator

domingo, março 27, 2016

Conversa->Discussão->Bate-boca->Conflito->Confronto? (Parte 5)

Dilma faz seu primeiro discurso de vitória em outubro de 2014, promete diálogo pelo entendimento, mas despreza seu adversário, transforma sua posse em palanque de comício, promete melhorias, apela à união e entendimento, promete medidas contra a impunidade, combate à corrupção. Promete medidas de retomada do crescimento. Notem que o crescimento do Brasil em seu primeiro mandato, caiu vertiginosamente, a ponto de atingir em 2014, crescimento zero. Já há tempos que especialistas vinham alertando para o fato do modelo econômico heterodoxo criado pela equipe econômica de Lula, comandada por Guido Mantega a partir de 2006 e continuado no governo Dilma, ser um grave erro de gestão que levaria o país a uma grave crise econômica em curto prazo. Para confirmar isso, logo após sua vitória, no mês de novembro de 2014, Dilma toma medidas totalmente contrárias ao que prometeu na campanha, medidas essas que seu adversário disse que faria caso eleito e foi por ela execrado em debates e propagandas, numa clara prova que Dilma mentiu ao povo para ganhar a eleição e dar continuidade ao Projeto de Poder. O ano de 2015 começa com uma previsão negra para a economia. Seria um ano de queda de produção, de crescimento do desemprego, da renda, da inflação. É claro que o governo desmente, reconhece uma pequena queda de crescimento. Mas o que vimos não foi isso. O Brasil termina 2015 com quase 4% de queda do crescimento, com inflação beirando os 10%, e o desemprego sobe para 8,5%. Dilma muda o ministro da Fazenda, um ortodoxo que luta para reduzir gastos públicos e aprovar reformas profundas. Nada disso acontece, o lulo-petismo trabalha para minar o ministro e ele é demitido. As previsões para este ano e até para 2017 são ainda negras. O Brasil corre o alto risco de retroceder em 10 anos, 50 anos em sua história.

A operação Lava-Jato- Surgida há dois anos em março de 2014 em Curitiba, para apurar caso de corrupção envolvendo doleiro  paranaense na lavagem de dinheiro num posto de gasolina da Petrobrás, puxou um fio de uma meada que desenrolada, mostrou um gigantesco esquema de corrupção na empresa petroleira que desviou bilhões de reais e que envolve dirigentes da empresa, políticos do governo e da base aliada, o PT, o PMDB, o PP, entre outros partidos aliados do governo e grandes empreiteiras de Obras Públicas. Tendo como modelo a Operação Mãos Limpas italiana, uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público e a 13. Vara Criminal de Curitiba,baseada em investigações e colaborações premiadas de diversas pessoas envolvidas, a cada fio puxado dessa meada, acaba chegando( até o presente momento) em Lula.Desde o final do Mensalão em 2013, onde 25 pessoas foram condenadas e presas pelo STF entre eles, personagens notáveis do PT como José Dirceu, Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato (que fugiu para a Itália e foi recapturado e deportado de volta), nos perguntávamos quem seria o chefe da quadrilha, que faltava prender esse chefe. Todas as desconfianças apontavam para Lula não só pelas delações mas também por aparentar um crescimento patrimonial flagrante que permite até hoje que ele viva mais do que confortavelmente, mesmo para um ex-presidente. Não vou me estender em detalhes pois esse tema está na berlinda e longe de virar história. A Lava- Jato deve durar muitos anos ainda e esperamos que assim seja.

O Impeachment de Dilma- Baseado em decisão do TCU que descobriu manobras no orçamento da República em 2014 e 2015, as chamadas "pedaladas fiscais" que maquiaram as contas do governo para apresentar superavits onde na realidade havia déficits monstruosos, um grupo de juristas entre eles o Dr. Hélio Bicudo ex-PT, entrou com pedido de impeachment da Presidente por crime de responsabilidade, previsto na LEI 1.079 e na CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Tal pedido foi aceito pela Câmara Federal e está em fase de apreciação por uma Comissão Especial. Ainda há um pedido de impugnação no TSE, da chapa vencedora das eleições de 2014, com alegação de abuso de poder econômico e uso de dinheiro de Caixa 2 na campanha milionária de Dilma naquele ano.Esse processo encontra-se em curso.

Esses fatos, motivaram várias movimentações públicas de rua e nas redes sociais sendo uma delas, a maior já vista, no dia 13 de março de 2016, onde milhões de brasileiros saíram para pedir o impeachment da presidente. Outras palavras de ordem como "Fora Dilma", "Fora Lula", "Fora PT", são já há tempos proferidas pelos críticos e opositores do governo lulo-petista. Em contraposição, os apoiadores do governo, do PT e aliados também saem às ruas, e nas redes sociais, defendem seus apoiados mas de uma forma tal conflitante e desafiadora, que indica uma intenção de confronto real, físico, que deve ser refreado antes que vire convulsão social. Naturalmente existem radicais de ambos os lados, mas o que se nota é um radicalismo maior por parte dos apoiadores do governo e do lulo-petismo, e pior, incentivados pelos seus líderes como o próprio Lula, o presidente do seu partido, o PT, por líderes sindicais como da CUT, por líderes de movimentos pretensamente proletários como o MST e o MTST. As palavras de ordem como NÃO VAI TER GOLPE  mostram claramente uma afronta às instituições e à esmagadora maioria da sociedade que quer dar um basta a essa situação, que quer trabalhar, ver o Brasil crescer de novo, ver sua família e amigos prosperarem com deve ser num país decente. A própria Dilma adere a este confronto. Um muro foi erguido e independente do que acontecer, esse muro dificilmente será derrubado em curto prazo, mas nossa obrigação é trabalhar para derrubar este muro ou caminharemos para um confronto civil que não se sabe onde irá acabar. Espero que se tenha o bom senso necessário para evitar que o Brasil retroaja a 1964. Eu vivi esta época e não gostei do filme. Os que não viveram, que leiam, ponderem e ajam no mesmo sentido.

LEIAM TAMBÉM O POST ANTERIOR

3 comentários:

Anônimo disse...

Impeachment sem crime é golpe. Se Dilma não terminar o mandato ou Lula for injustiçado de alguma maneira, o Golpe de 64 vai parecer um passeio num dia de sol perto do que vai acontecer no Brasil. Então bom senso meu caro, e saber esperar as eleições de 2018...democracia percebe?

tunico disse...

O processo de impeachment está baseado num pedido.Tal pedido foi aceito.Agora está em análise por uma comissão. Se a comissão aprovar ou não, veremos. Se não, acaba aí. Se sim, vai pro plenário da Câmara e submetido à votação. Se a votação for contra, acaba lá. Se a votação for a favor, vai pro Senado. Se o Senado não aceitar, acaba lá. Se aceitar, vai a julgamento. Se o julgamento for contra, acaba também. Se o julgamento for a favor, Dilma é impichada. Onde está o golpe? Quanto a Lula ser ou não injustiçado, a Justiça vai decidir. Para isso existe a Justiça, não é? Não está na minha mão nem na sua, comentarista anônimo.

Kozel® disse...

Ae Tunico,MAV anônimos, sempre pentelhos e presentes....

Eleição de 2010 foi custeada com dinheiro roubado

Eleição de 2014 -idem!


merce prisão ,essa ladra incompetente que há anos vem cometendo crimes e não foi devidamente neutralizada pelo regime militar.

Abraços!