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quarta-feira, maio 25, 2011

Orgulho Brasileiro - EMBRAER/ITA






O INÍCIO


A EMBRAER, uma idéia original de 1969 de um grupo de engenheiros aeronáuticos do ITA-InstitutoTecnológico da Aeronáutica de São José dos Campos/SP criou raízes e prosperou. 

Aqui no Brasil, tirando a FAB , poucas empresas acreditaram na empresa em seu início.
O Bandeirantes (EMB-110 - foto acima) era injustamente apelidado de "Jesus me chama". 

A VARIG até que tentou, comprando alguns EMB-120 e EMB-145 (vejam as fotos abaixo) através da sua falecida subsidiária Rio-Sul. E foi só. Anos se passaram, a EMBRAER insistiu, foi privatizada em 1994, no governo Itamar Franco. 



O SALTO 

 Os EMB 120 serviram de base para o desenvolvimento tecnológico da empresa e uma especialização em aeronaves para vôos comerciais regionais que antes eram explorados pela canadense Bombardier. A EMBRAER percebeu que faltavam no mercado aviões de porte médio, e investiu nos projetos de aeronaves de médio alcance com capacidade de transportar 70 a 100 passageiros, baseados no projeto do EMB 145. Surgiram então os E-Jets, um sucesso mundial de mercado.

De lá para cá, a EMBRAER só fez crescer, levando a inteligência brasileira aliada às melhores tecnologias mundiais em aeronáutica ao top do mercado. 

O GRANDE EMPURRÃO

A AZUL - Linhas Aéreas Brasileiras, com funcionários brasileiros e aviões brasileiros da EMBRAER , fundada por um norte-americano, brasileiro e paulistano de nascimento - David Neeleman - é a única que pode ser chamada de empresa aérea genuína e totalmente brasileira.
David acreditou na Embraer desde o lançamento dos E-Jets e se somarmos a frota de sua empresa nos Estados Unidos, a JETBLUE, possui nada menos que 100 aeronaves EMBRAER  com mais 140 encomendados, os hoje famosos E-Jets EMB 190 e 195. 



A cabine de comando parece uma nave espacial e os para-sóis são "huds" com todas as informações de vôo igualzinho aos modernos aviões militares de caça.Os antigos manches foram substituídos por "yokes" que são joysticks sofisticados. Não se fala em comandos de vôo hidráulicos, todos são wireless (a Boeing nos seus 737-700/800/900 ainda possui sistema hidráulico de comando de leme, flaps e ailerons).Desde 2004, com 656 aeronaves fabricadas com índice de operacionalidade de 99% e mais de 600 encomendadas, somente um E-Jet sofreu acidente fatal na China, acidente ainda não apurado quanto às causas.

Não é à toa que a Embraer hoje é a terceira fabricante de aviões do mundo. Parabéns aos ITEANOS onde tudo começou. Parabéns ao Presidente Itamar Franco que facilitou  e apoiou a privatização da Embraer o que permitiu que a empresa chegasse onde chegou. 


Só lamento que a petezada retrógrada não concorde e sonhe em estatizar de novo a empresa, como tenta fazer com a Vale.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se os ptralhas colocarem a mão na Embraer, ela nunca mais sai do chão! Vira um cabide de vagabundos de sindicato! Acorda véio!!

samuel disse...

A EMBRAER SE VIABILIZOU PORQUE FOI PARA A CHINA.
O BRASIL ESTÁ SE TORNANDO INVIÁVEL PARA EMPRESAS QUE PRECISAM EXPORTAR