Translator

sexta-feira, outubro 19, 2007

Brasil, o país dos impostos(3)

As mentiras, falácias e meias-verdades sobre a CPMF


1-A CPMF é um imposto democrático porque atinge igualmente a todos e quem ganha mais, paga muito mais, quem ganha menos, paga muito menos.Só paga quem tem conta em banco. Mentira


Vamos comparar quanto paga de CPMF um chefe de família classe média que ganha 10 Salários mínimos (pejorativamente chamado de ELITE pelos governistas de plantão), um chefe de família pobre que ganha 1 Salário Mínimo (registrados em carteira) e um chefe de família miserável que ganha Bolsa-Família de 70 reais mais uma renda de 120 reais, todos com um filho em idade escolar. Vejam abaixo que em todas classes de renda, a CPMF somada em um ano, equivale a 30% do ganho suado de um mês de cada cidadão.


A-O cidadão que ganha 3.800 reais, recebe líquido depositado no banco 2.660 reais. Já deixou para os cofres do governo 722 reais de FGTS e Previdência, mais 418 reais de Imposto de Renda.
Paga escola particular, plano de saúde pois o Estado não lhe oferece serviço decente nessa área.Esse cidadão pagou 2,53% do salário mensal em forma de CPMF.Vejam as tabelas.



B-O cidadão que ganha 380 reais, recebe líquido 308 reais pois deixou FGTS,Contribuição Previdenciária e sindical para o governo no valor de 72 reais. Esse cidadão pagou 2,30% de CPMF.



C- O cidadão que ganha 190 reais, recebe tudo sem desconto pois vive de bico e e´mais um informal ou pedinte.Mas paga 2,30% de seu ganho miserável em CPMF e nem tem conta em banco.


2- A CPMF reduz a sonegação a zero. Meia-Verdade

Eu completo a outra metade. A CPMF reduz a sonegação sim, mas muitas empresas e pessoas passaram a transacionar com dinheiro vivo. Daí a profusão de malas na cueca que vemos por aí. Outras empresas interagem entre si em forma de créditos, numa espécie de escambo.

3- Os que hoje atacam a CPMF são os mesmos que a implantaram e a defendiam no passado. Meia-verdade

Completo também a outra metade.Muitos que hoje atacam a CPMF foram a favor no passado, é certo. Mas muitos também que hoje a defendem, foram contra porque lhes convinha ser contra como lhes convêm serem a favor hoje.

E a CPMF foi criada PROVISORIAMENTE para melhorar as condições da Saúde com apoio da maioria e seu uso foi totalmente desvirtuado a partir de 1996, contra a vontade da população, em nome do equilíbrio fiscal. A CPMF era para ter acabado em dezembro de 2002. A pedido de Palocci, na transição do poder, o governo anterior concordou em prorrogar a CPMF para fazer frente à crise especulativa causada pela iminência da vitória do Apedeuta. Ninguém fala disso. Lula não sabia de nada?

4- Se acabarem com a CPMF, acaba o Bolsa-Família. Falácia

Alguém tem dúvida que se a CPMF acabar o Apedeuta vai acabar com o Bolsa-Família? Só se ele for maluco. É a única coisa que mantém a sua popularidade em alta. Portanto é mera falácia e terrorismo verbal.

34 comentários:

CAntonio disse...

Tunico,


Eu andava à cata desses cálculos. Infelizmente, o único blogueiro capaz de ter esses cálculos na cabeça andava !escondendo' isso. Hoje, finalmente descobri o por quê. Num comentário dele em um blog, descobri que o cara não só é favoravel à CPMF como, deslavadamente escreveu que votaria no Lulla se houvesse, hoje, um segundo turno entre o FHC e Lulla.
É muita cara de pau, mas como diria o Sarkozy (depois do pé na bunda da mulher): Vivendo e aprendendo.

Gostei desses cálculos. E tem estupidinhos que acham o Lulla a última bolha de CO2 da coca-cola.

Eu guento?


SDS

Anônimo disse...

Só gostaria que você "explicasse" matematicamente a incidência desses valores à título de "CPMF EMBUTIDA"...

A CPMF é um imposto que incide nas TRANSAÇÕES FINANCEIRAS e portanto só NELAS é possível verificar sua incidência. Se você, FÍSICO, quiser parecer "autêntico" ou um mero "adestrador" de pulgas, poderá afirmar que o DÍZIMO também elevou-se devido a CPMF e que a evasão da IGREJA também, sem citar outras causas, talvez, A FÉ,A GANÂNCIA, O SALVE-SE QUEM PUDER, O PRIMEIRO EU, ETC, ETC, ETC...

OBS: Depois daquela tese sobre o RENAN, você tá impossível...

Unknown disse...

Tunico, esse teu fã é o mais engraçado que já achei pela net.

"A CPMF é um imposto que incide nas TRANSAÇÕES FINANCEIRAS e portanto só NELAS é possível verificar sua incidência."

Hahahahaha

Eu não pago a CPMF, no prêço dos meus produtos eu incluo o valor da CPMF, assim como todos os outros impostos, meus fornecedores fazem o mesmo, fazemos assim com todos os impostos, quem paga na realidade esses impostos é o consumidor final.

Aumentem os impostos que o prêço dos produtos aumentam, é assim que é!

Quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

Dona Star,

Explique então, com sua magnífica inteligência, como pode você, na cadeia de produção calcular o valor da incidência da CPMF se como eu disse e você não conseque compreender: A CPMF INCIDE SOBRE TRANSAÇÕES FINANCEIRAS e não SOBRE PRODUÇÃO ou CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS. EX: Se você produz PÃO, fica fácil "jogar" sobre o preço final qualquer tipo de IMPOSTO, menos a CPMF que só incide sobre MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA. Ou você DEPOSITA PÃO NO BANCO??? Há uma grande confusão nos METIDOS A ESPERTO DE SEMPRE. Essa mesma ELITE que consegue burlar o FISCO com outros impostos e NÃO CONSEGUE COM A CPMF, está feito barata tonta. Esse argumento da incidencia na CADEIA PRODUTIVA é um exemplo claro disso. Nos poupem (a todos, inclusive vocês) desses argumentos infantis, já que a CPMF será APROVADA até com o apoio maciço daqueles CONGRESSISTAS que vocês tem como SALVADORES DA PÁTRIA. Esses são os que JOGAM PARA A PLATÉIA e há espectador para eles (aqui).

Anônimo disse...

O "grande" Tunico "joga" na sua planilha um CÁLCULO torto; Diz ele que no "supermercado" há uma despesa de 2,3% de CPMF nos produtos, vítima da incidência da CPMF!!! Ora, gostaria que alguém pudesse me explicar, até para que meu trabalho fique mais fácil (sou Administrador de uma grande cadeia de lojas de departamento). Como posso formar preços no varejo, já que compro no atacado com prazo curto e, no varejo, vendo com prazo médio? Para ficar mais claro: Tenho duas grandes contas: Uma de pagamento de fornecedores e outra de recebimento de clientes. Na primeira, a entrada(crédito) é via transferência da Segunda (Sem CPMF, pois é de um único CGC) e a segunda, os créditos vem de transferencia de serviços de pagamento: Doc, cartões de crédito, ordem de pagamento, etc. Notem para o Detalhe: Na primeira, há retiradas para pagamento de fornecedores, despesas correntes(agua,luz, telefone, gas, aluguéis, funcionários, etc). COMO CALCULAR A CPMF DESSAS RETIRAS E "JOGAR" NO PREÇO DOS PRODUTOS, já que há FATO GERADOR quando PAGO outras despesas??? Algumas dessas despesas são fixas, outras variáveis, como a energia elétrica, o gasto com embalagens (que aumenta proporcionalmente com as vendas) o ISS, O ICMS, ETC??

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
CAntonio disse...

Caramba,

É melhor melhor ler as teses do Dornelles (que faz parte da base alienada da Quadrilha).

Quando foi "inventada" no governo Itamar, a CPMF era combatida pela Quadrilha; agora é elogiada.

Vão ser estúpidos assim em Cuba!

A CPMF foi, é e sempre será um imposto em cascata; o resto é CASCATA de petralha que não tem o que fazer....

SOUTO são os dois únicos neurônios de quem apóia essa M....de IMPOSTO.

SDS

Anônimo disse...

Cantonio,

O que Você acha daquele IMBECIL DO JABOR???

Anônimo disse...

Acho que é uma da CABEÇAS PENSANTES DO PAÍS. O Jabor é um do jornalistas mais incisivos de Brasil cego!!! O Jabor não tem meias palavras. O que ele fala, para HORROR DOS PETRALHAS, é a VERDADE QUE ELES (os PETRALHAS) não querem ouvir!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
tunico disse...

Paulo (língua) Souto em particular. Sendo um grande administrador de uma grande cadeia de loja de departamentos, que é a ponta final da cadeia,pergunto:
Quando seu empregador compra o produto que já veio inflado de CPMF´s na cadeia produtiva , repassa ou não o CPMF que pagou pelo produto? Ou seu empregador é tão bonzinho que não embute 0,38% no preço final?
O valor 2,3% de resultado da cascata é uma média geral.Vai lá na Revista Conjuntura Econômica da FGV para ver. A incidência em cascata da CPMF varia de 1,9% em produtos com pequena cadeia produtiva(produtos agrícolas por exemplo) até 2,7% no caso de um automóvel. No caso do ICMS, cada transação na cadeia tem direito a crédito a favor do comprador o que teoricamente evita o efeito cascata.
Ah.. olhe só, caro Paulo Souto. Não preciso ser físico, engenheiro e administrador há 33 anos, para saber disso. Só preciso saber fazer conta de mais, menos, vezes e dividir. E usar a minha inteligência, situada como já disse, no cérebro e não no intestino.

Pessoal em geral,pergunto aqui:
Apago ou não os comentários desse petralha apedeuta e pentelho? Eu pessoalmente estou cansado de discutir com surdos mentais.

Anônimo disse...

NÃO meu caro, há uma forma espetacular de formar preços: Está baseada no volume de vendas e no ponto de equilíbrio da curva de lucros. Em alguns casos, dependendo da performance dessas vendas, é possível até (pasme) vender abaixo do preço de custo do produto, antes mesmo do atingimento de 80% do volume do estoque. Portanto, se formos "inventar" formas de anexar "ganho" com CPMF, ficaremos presos a outro tipo de preocupação, se já não bastasse o malabarismo tributário para recuperarmos o valor do ICMS que é, como você sabe, recuperável e abatido de acordo com o volume de vendas no período, sacou???

CAntonio disse...

O Jabor? Você já o qualificou, por quê iria contrariá-lo?

Eu admiro todos os que combatem os Quadrilheiros Petistas e seu Grande Energúmeno -Chefe-Disfarçado-de-Presidente; assim que prestam esse serviço são absolutamente descartáveis.

Por exemplo: Morro de amores pela Heloisa Helena; enquanto ela estiver contra os Quadrilheiros Petistas e seus Alienados, mas é só até aí. Ela é tão estúpida quanto os Petralhas; aliás ela nasceu nesse lixo, não poderia ser boa coisa.

Interessante é saber que até um ano atrás o criador da CPMF era o Itamar, como o Itamar saiu de moda, os louros são do FHC. E daí?
FHC foi tão FDP quanto o FDP do Lulla. Vocês Petralhas pensam que estamos numa competição: Quem roubou mais.

Ora, ladrões são ladrões, a mim não importa se são vermelhos, amarelos ou azulados.

SDS.

SDS

CAntonio disse...

OUtra coisa. Eu não elogiei o Jabor aqui. Foi você mesmo SEU CRETINO quem o fez; para depois colocar o que o Jabor escreveu.

Só mesmo QUADRILHEIROS SÃO TÃO FDP como você:


Sábado, Outubro 20, 2007 8:36:00 AM
Sábado, Outubro 20, 2007 8:39:00 AM

Eu nunca me engano: mostre-me um petista honesto e eu levarei o Papai Noel na sua casa.

Isso é próprio de Bandidos Desqualificados.

VTNC

Anônimo disse...

Além do mais, eu detesto a tudo o que não é espelho!!!!

tunico disse...

Desde que o comércio foi inventado, preço é custo mais margem. Em custo, se computa custos fixos +variaveis. Dentro de custos variáveis estão os impostos, entre eles a CPMF. Qualquer loja de varejo grande ou pequena, manobra a sua margem para competir.E não impostos.Caso necessário, zera a margem para não ficar fora de mercado ou desovar estoques. Grandes cadeias chegam a vender abaixo do custo para atrair clientes ou derrubar concorrentes. Isso se chama "dumping". Eu nem devia estar aqui dando aula para apedeutas.Mas já dei.
E CA, é isso aí.Hehehe.

Ricardo Rayol disse...

bom, de terrorismo eles entendem.

Unknown disse...

Tunico,
tem administradores e administradores, apenas o título não garante que a pessoa saiba do míster, não é?
(eu mesma tive essa experiencia recente com um administrador...hehe...vc sabe, né?)
acho que esta aula que vc resumiu aí o "Sr.Admistrador" faltou.

Clau disse...

Tunico, eu já havia lido o post anterior e fiquei surpresa que ainda dê papo para esse cara.

Fui clicar no nome dele para ver o perfil e o que aparece?

A cabeça dele!

Só rindo mesmo...
BJs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fábio Mayer disse...

Não estou entendendo nada do debate aí em cima. Dá a impressão de um petralha usando o site e o e-mail da Clau e do CAntonio para xingar. DIca: instale o Haloscan e confira os IP(s).

Olha, a conta tá certíssima, mas tem mais uma variante nela: Como o imposto incide "em cascata", quem está na base dela, o consumidor, paga por mais incidências. E se considerarmos que o super pobre não compra em supermercados ou hipermercados, mas tem seu consumo efetivado em comércio varejista pequeno, ele paga por mais operações.

Enfim, um imposto perverso...

Anônimo disse...

ooops...
que nível, credo, gente pequena, e são esses que querem melhorar o País?
(o fake Clau)
quem não tem razão grita, esperneia, xinga e continua sem razão.
que stress!

Unknown disse...

assino embaixo do Anonimo aí de cima.

Anônimo disse...

o que faz da vida uma criatura dessas?
trabalha? onde? será que o patrão não vê?
pelo jeito tem tempo de sobra, poderia utiliza-lo melhor.

abraço Tunico, muito bom seu blog.

Clau disse...

O meu fake aí de cima deve ser o mesmo idiota do Paulo Souto.

Pelo menos as cabeças são parecidas...

Tunico, checa o IP da cabecinha aí e bloqueia o cara por favor.

Bjs

ZEPOVO disse...

FANTÁSTICO! Vcs estão apaixonadamente discutindo quem paga a CPMF. Ora todos pagos tudo! Até o frete das mercadorias incluindo o pedágio está no preço de tudo.GRANDE NOVIDADE!!!
Agora o que vale é onde o imposto ou a taxa é recolhido. NO CASO DA CPMF NAS TRANSAÇÕES FINANCEIRAS.
Logo vão dizer que o PT inventou os impostos. Ou que o PT criou a CPMF.
Se não está bom, basta a oposição votar contra...vai...vota contra, vota! quero ver!

tunico disse...

1-Bem, pessoal.
Este post deu um "debateboca" interessante. O interessante é que a retranca armada aqui pelo petralha "fake", Paulo Souto ou quem quer que seja, coincide em "timing" com a blitz governista no Senado e na imprensa. Parece até coisa combinada.Pode ser teoria conspiratória minha mas em se tratando de petistas,qualquer teoria conspiratória tem grande chance de ser verdade, dado o passado remoto e recente pregresso dessa raça.
O petralha "fake", meus caros amigos Fábio e Clau, pelos IP's rastreados (alguns de computadores de órgãos públicos) são os mesmos de sempre. Os mesmos(ou mesmas?) que clonaram a Kika,a mim,à Suzy e tantos outros em épocas recentes. Realmente como disse nosso amigo anônimo aí em cima, devem ser pagos para encher o saco e desqualificar quem ousa se contrapor ao lulo-petismo. A estratégia covarde é sempre a mesma. Primeiro,desqualificam. Depois, sem argumentos válidos, atacam e agridem sorrateiramente, covardemente, anonimamente, confiantes na impunidade e no anonimato que a Internet eventualmente pode proporcionar. Existe uma máxima eubiótica universal que diz: "Assim como é em cima, é embaixo". Essa turma age exatamente como seus mentores.
2-Ao ZEPOVO: Já conheço o senhor da blogosfera e apesar do senhor ser simpatizante do Lula(ninguém é perfeito, meu caro) tenho respeitado seus posts e argumentos. Mas agora, o senhor pisou na bola, meu caro. Ninguém aqui está discutindo quem paga a CPMF. É claro que todos pagamos. Elementar, meu caro ZeWatson.A discussão se baseia no efeito cascata do imposto em contraponto às alegações governistas falaciosas e/ou mentirosas que o valor é pequenininho,só 0,38%, ninguém sente.
Lhe dou até um conselho para o senhor se informar melhor. Leia os artigos de Marcos Cintra, o economista arauto do imposto único. Ele diz que TODOS os impostos do Brasil podem ser substituídos por um só, tipo CPMF, com alíquota de 7% que daria a mesma carga tributária atual. A carga atual é de 36,5% relativa ao PIB. Divida 36,5 por 7. Dá quanto? 5,21! Ou seja, o mesmo efeito multiplicador da CPMF calculado hoje.
3-Amigo Fábio, tentei instalar o Haloscan aqui e quase perdi todo o blog. Aí desisti.Time que está ganhando não se mexe. Veja meu São Paulo Futebol Clube.Hehehe.

Santa disse...

Se for pra pegar sonegadores porque não reduz a contribuição para 0,000000000000001% (dá no mesmo). E outra, aposto 10 "Cpmfs" que o governo não vai desvincular a DRU. Vai abrir mão dos 20% que ele embolsa e investe n projeto "ficar para sempre no poder?".

Bjs

tunico disse...

Santa querida.
A Receita afirma que existem 640 bilhões sonegados. Mentira de novo. 40% disso são impostos indevidamente cobrados pela Receita e que estão sendo discutidos na justiça ou em recursos administrativos mais impostos devidos, em fase de repactuação(Refis). O resto é uma mistura de sonegação com inadimplência. Sonegação é burlar a Lei e não pagar o imposto. Inadimplência é não ter condição de pagar, por vários motivos que aqui não dá para detalhar no momento por ser extenso.A Receita joga todos no mesmo saco. Todos são sonegadores até que provem o contrário, embora o ônus da prova seja de quem acusa.Mas a Receita é soberba, prepotente. Tem a caneta na mão.Está a serviço do Estado arrecadador. Isso dá um livro de umas 500 páginas.
Como um petista via de regra não sabe ler e se sabe não consegue compreender e se compreende faz de conta que não sabe,não viu, dá nessa discussão de surdos.
A DRU é uma invenção tucana que a petralhada que a combatia assim que viu que podia usar a favor do seu projeto de poder, rapidamente assimilou.Puro oportunismo barato,com más intenções.Tucanos e petralhas, todos farinha do mesmo saco. A diferença é que os tucanos são petistas que conseguem ler um livro até o fim.Hehe.Mas nenhum deles assimila ensinamentos como honestidade, probidade.Se merecem.Que queimem no inferno do DEMO. Tucanos na suíte especial e petralhas no quarto dos fundos.

Unknown disse...

Tunico!!!


Hahahahahaha!!!!


Tá divertidíssimo isso aqui...

Unknown disse...

Tunico, o cara deve ser um PHP em economia que comprou diploma. Qualquer pessoa que se apresenta no anonimato ou utilizando-se de recursos para se esconder não merece crédito e pronto.

Clau disse...

Como dizia o Camarada Arcanjo, tucanos são petistas que tomam banho...

...e cortam as unhas e aparam a barba.

Não existe definição melhor.

Bjs

Anônimo disse...

Tunico,

Os venezuelanos tem o falador de merda chamado Chaves.

Nós temos vc, Graças a Deus, nosso "depurador" das merdas que a esquerda (vejam só, o meu PSDB!)quer "nojentar" este país!

Salve meu grande "merdólogo" (entendido em merdas, decifrador, etc)!

WU

Anônimo disse...

ei!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u341774.shtml