Translator

sexta-feira, outubro 21, 2005

BRASIL-O PAÍS DOS IMPOSTOS

Fazia tempo que eu não abordava este assunto. Está na hora de novo.
O governo está tentando embutir parte do "saco de maldades" da famigerada MP 232 na MP 255 a ser votada no Congresso este mês. Fiquem atentos! Semana que vem, vem bomba na nossa cabeça e a mão da Receita no nosso bolso!

  1. A carga tributária não só tem crescido a cada ano como tem avançado muito além da inflação. Entre 1988 e 2004, excluída a inflação, o avanço foi de 269%.
  2. Está sobrando menos dinheiro no final do mês? Os impostos têm participação nisso. No primeiro semestre deste ano, a carga tributária cresceu mais de 13% , ou seja, cada brasileiro pagou na média R$ 231 a mais de impostos em relação ao mesmo período do ano passado.
  3. Nem mesmo a guerra fiscal garantiu a redução da carga tributária. No primeiro semestre deste ano, a arrecadação do ICMS cresceu quase 8% além da inflação.
  4. No primeiro semestre, a carga de impostos atingiu 39,34% do PIB, o que representa uma expansão de mais de 1,5 ponto sobre o total arrecadado no mesmo período do ano passado, indicando que 2005 deve fechar com novo recorde histórico de arrecadação.
  5. Voce sabia que na década de 70, cada brasileiro precisava trabalhar 2 meses para pagar os impostos e agora são 4,8 meses?O nosso sócio perdulário e incompetente fica com 40% do suor de nosso rosto, repassa 4% deste suor para os pobres e desperdiça o resto.
  6. “Se o Estado não for eficiente, ele vai querer fazer política de distribuição de dinheiro para os pobres em programas sociais tirando mais dinheiro da sociedade. Isso tem que parar. É preciso discutir como o governo aplica o dinheiro que tira de nós”. Do presidente da Abrinq, Sinésio Batista.

Comentário meu: Sobre o item 6, vejam o post sobre o Fome Zero, do dia 20/10/2005.

Nenhum comentário: