Translator

quarta-feira, setembro 07, 2005

Avaliação da crise x metas do projeto Brasil 2022

O projeto Brasil 2022, lançado pelo PNBE em 2003, tem 5 metas básicas que deveriam ser atingidas nos 200 anos da independência para sairmos do Brasil que temos para o Brasil que queremos.São estas as metas:

- Queremos um Brasil economicamente forte, socialmente justo, eticamente respeitável, politicamente democrático e ambientalmente sustentável. O que a crise atual ajuda ou atrapalha no cumprimento destas metas?

Os ultimos anos, desde o lançamento do projeto caracterizaram-se a meu ver nas seguintes situações:
-Um Brasil socialmente ainda mais injusto pois os programas assistenciais do governo atual são meras esmolas.Não ajudam a melhorar a situação dos socialmente injustiçados a médio e longo prazo.
- Um Brasil menos ético pela constatação de que o partido político que sempre bradou pela ética, igualou-se aos demais.Pior ainda, pois criou um sistema de corrupção tal, que faria Adhemar de Barros e Maluf corarem.
- Um Brasil onde os arautos oficiais do otimismo alardeiam a boa condução da política econômica e de crescimento, mas consegue crescer menos que a Argentina, a mais recente caloteira do sistema financeiro internacional mesmo com as ótimas condições econômicas externas sem grandes crises.A média de crescimento do governo Lulla está em 2,9% ao ano, a mesma média dos governos FHC e Itamar em 10 anos.A taxa de desemprego, hoje é exatamente igual à de 2002, tendo subido em 2003 e 2004 para se reverter este ano.Se foram gerados empregos, foi para tão somente recuperar perdas e não para absorver os novos contigentes de mão de obra desempregada. O índice de empregos informais atinge hoje cerca de 60% da população economicamente ativa.Em 2002, era de de 40%.Então continuamos a ser um país economicamente fraco, perdendo mais uma vez o bonde da história.
- Politicamente democrático? Ora, pois sim! Desde a posse de Sarney, vimos e ouvimos o PT e seus aliados de esquerda radical batendo forte nos sucessivos governos mas nunca vimos ou ouvimos qualquer representante destes governos (seja de Sarney, de Collor, de Itamar, FHC) chamá-los de golpistas.No entanto, desde a posse de Lulla, toda e qualquer manifestação da oposiçao é rotulada de "golpe das elites" num sentimento francamente anti-democrático.
-Ambientalmente Sustentável?Ainda não pois, neste governo, nunca se queimou tanta mata amazônica sem controle, perdeu-se tanta bio-diversidade em nome da ampliação das fronteiras agrícolas.

Nenhum comentário: