Translator

quarta-feira, setembro 07, 2005

Ainda sob o tema enganação econômica

POR QUE UM CRESCIMENTO TÃO BAIXO ESTE ANO?

O PIB do primeiro ano do governo Lula cresceu 0,5%.No segundo ano, 4,9%.A projeção para este ano é de 2,9%. Uma pela outra, uma média em 3 anos de 2,76%. O crescimento médio dos 8 anos do governo FHC foi de 2,95% ou seja, o governo Lula é incompetente mesmo.
Mas por que este crescimento tão pífio enquanto “nuestros hermanos argentinos” crescem a taxas superiores a 7% ao ano, mesmo tendo caloteado a comunidade financeira nacional e internacional?Muito simples.

- Superavit primário de 5,5%!!!Poderia ser de 3,5% que o FMI ficaria feliz.
Vejam bem, 2,0% do PIB significam 36 bilhões de reais num ano!Um dinheiro que poderia estar sendo investido em infraestrutura e serviços básicos (energia,transportes,estradas,segurança, educação e saúde) pensando não em 2006 mas em 2022, por exemplo. Mais energia, melhores transportes, melhores estradas,mais segurança, educação e saúde significam a médio e longo prazo, menos custos, mais dinheiro em circulação, portanto, mais crescimento.

- Juros a 19,75% ao ano. Com uma inflação prevista para os próximos 12 meses de 6%, a taxa real é de 12,97% anuais(descontada a inflação). Para vocês entenderem bem, a taxa básica do Banco Central americano é de 3,5% ao ano para uma inflação de 3,4%.Porisso o americano investe tanto no seu setor produtivo.Não dá para especular com o capital como aqui.Não compensa.

Aqui no Brasil, o capitalista nacional se tem dinheiro sobrando para investir em alguma coisa produtiva, prefere aplicar em ativos financeiros. Rendem pelo menos o triplo da poupança, são seguros e o cara pode ficar sentadinho no seu canto sem produzir nada, se quiser.Para os capitalistas internacionais então, é uma “baba”. Lá fora, num banco americano ou europeu, ou japonês, lhe pagam não mais de 4% ao ano.É por isso que o dólar aqui baixou tanto.O que tem de capital especulativo aqui dentro, é uma coisa astronômica. Dinheiro que não produz patrimônio sólido, empregos, renda e crescimento a não ser para o especulador lá de fora. Dólares que ao menor resfriado de nossa economia, saem correndinho daqui. Se os juros baixassem para 9% reais(Selic= 15,54%), os capitalistas nem se incomodariam.Continuariam ganhando muito dinheiro, mais que em qualquer parte do mundo. Mas aqui dentro, partindo do princípio que um empreendimento produtivo bem bolado para ser factível tem que render pelo menos 10% por ano, aí fica viável investir.

E ainda dizem que o Palocci é competente.Para especuladores e banqueiros ele é mesmo.

Nenhum comentário: