Translator

segunda-feira, agosto 30, 2004

Reminiscências Profissionais

Oscar Niemeyer, setembro de 1987

Era eu, executivo da empresa em Salvador-Bahia desde 1985. Estava posto em sossego no escritório pensando em pegar uma prainha de fim de tarde, quando recebi um telefonema de meu diretor do Rio de Janeiro, me convocando para uma reunião urgente em São Paulo na manhã seguinte. Não me disse o assunto. Eu saberia quando chegasse.
Meio encafifado com o mistério, peguei o Corujão da Transbrasil e fui direto do aeroporto de Guarulhos para a sede da empresa. Lá chegando, enquanto tomávamos o café da manhã ele me informou que iríamos a uma reunião com o Governador Quércia, na Estação da Barra Funda do Metrô. Lá eu me inteiraria do assunto. Com a pulga atrás da orelha, pegamos o carro da empresa e fomos.
A reunião era ao ar livre, num terreno abandonado da FEPASA ao lado da Estação. Estavam lá além do Governador, o Secretário da Cultura, Fernando Morais e Darcy Ribeiro, à época assessor cultural do Governo.Eu estava meio que não entendendo o que eu fazia ali.Fui apresentado aos figurões e fiquei um tanto deslocado, observando as conversas. Depois de uma meia-hora, chegou num Dodge Dart todo arrebentado o Arquiteto Oscar Niemeyer. Quando nosso Diretor me apresentou a ele, aproveitou para desvendar o mistério. Tal “reunião” era a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Memorial da América Latina e eu havia sido designado para dirigir o projeto. Para um profissional como eu, que havia dirigido projetos basicamente industriais, era uma novidade e também um desafio. O projeto era arrojado, como todos os projetos de Niemeyer são. O prazo era curtíssimo face ao tamanho da obra. Eu ainda teria que me dividir entre as funções bahianas, as novas funções na obra em São Paulo e a coordenação com o projeto que seria desenvolvido em parte no Rio de Janeiro. Diante desta minha preocupação, meu chefe, só ponderou o seguinte:
“-Faça como quiser. Se quiser mudar para SP, ou Rio, ou ficar em Salvador, você é quem decide. A obra é sua”.

Desta forma, começou o relacionamento com esta pessoa notável, uma figura sensacional, com quem eu iria trabalhar nos próximos 4 anos.
O resto, conto depois.

Nenhum comentário: