Translator

terça-feira, julho 02, 2013

É JUSTO?



 PORQUE ENXUGAR A MÁQUINA, ACABAR COM A MENTIRA,COM A INCOMPETÊNCIA E MUDAR O PAÍS

Passados 10 anos, constatamos que nada mudou. Ao contrário, piorou. O resultado são as manifestações de protesto nas ruas e vemos que elas ainda não fizeram os governantes se mexerem salvo poucas atitudes populistas de uns e atitudes demagógicas de outros. Ou não entenderam o recado e se entenderam, querem virar a mesa com propostas que nada têm a ver com o que a população realmente quer.
Estamos caminhando para o lado negro da força, nos arriscando a termos num futuro próximo o neo-fascismo implantado no país com nossas liberdades tão duramente conquistadas prestes a serem perdidas e nosso futuro a caminhar para o mesmo caminho de um México dos anos 80 ou o que seria pior, no caminho de uma Cuba ou de uma Coréia do Norte.

A seguir coloco alguns dados numéricos cujo objetivo é fazer com quem me lê que faça contas e entenda o que acontece neste desgoverno e se você acha justo.Se achar, seja feliz.Você é candidato a ser comissário do povo, respondendo diretamente ao Politburo do Partido da Estrela Vermelha, com direito a férias remuneradas em uma "dacha" no litoral do Maranhão ou de Alagoas ou da Bahia.

Dados obtidos dos portais do governo e da mídia

- PIB (2012) : 4,3 TRILHÕES DE REAIS

- IMPOSTOS TOTAIS: 1,6 TRILHÕES (37%)
- IMPOSTOS FEDERAIS: 1,1 TRILHÃO (69% do total de impostos)
- IMPOSTOS ESTADUAIS: 25% DO TOTAL = 400 BILHÕES DE REAIS

Deste valor, 75% FICA COM O ESTADO = 300 BILHÕES
Deste valor, 25% VAI PARA MUNICÍPIOS =100 BILHÕES

- IMPOSTOS MUNICIPAIS: 96 BILHÕES (6%)

- REPASSES FEDERAIS :
Aos Estados e Municípios: 25% - 275 milhões de reais
No final, do total de impostos, o governo federal encastelado em Brasília fica com 825 bilhões, os Estados(27) e Municípios (5.400), com 775 bilhões de reais.É justo?

-Custeio do governo Federal hoje – 39 ministérios custam por ano 600 bilhões entre custeio e investimentos, sendo 190 bilhões só com pessoal.  Os Ministérios todos têm 984 mil funcionários o que dá um custo mensal por funcionário de 16 mil reais, já com 13. Salário.

-O governo Federal  ao todo tem 3.100.000 funcionários mais 22.147 “aspones”.Em 2000, tinha 2 milhões de funcionários e metade dos "aspones" o que já era demais.

-O salário médio com benefícios de um funcionário federal é de R$ 12.000,00.O salário de contracheque médio é de 8.000 reais Assim só em custo com pessoal, o Governo Federal gasta por ano 276 bilhões de reais. Se somarmos os “aspones” , este custo sobe em mais 500 milhões por ano. É justo?

-O número total de funcionários públicos no Brasil é de 9,4 milhões, sendo 5 milhões em Prefeituras, 3,6 milhões em estados e 2,3 no Governo Federal.Mas ainda temos 5 milhões de inativos que recebem pensões do sistema previdenciário enquanto que o número de aposentados pelo INSS chega a 30 milhões de pessoas.
Assim, o total de servidores públicos (ativos + inativos) é de 14,5 milhões de pessoas.O déficit previdenciário é de quase 100 bilhões por ano. O benefício médio do aposentado do INSS é de 670 reais. O benefício médio do servidor aposentado é de quase 3.000 reais. É justo?

-950 mil beneficiários da previdência social federal custam o mesmo que 28 milhões de beneficiários do INSS.É justo?

Resumindo: A máquina federal, apesar da receita monstruosa de 825 bilhões de reais, gasta a metade disso com pessoal ativo, mais 100 bilhões de aposentadoria e pensão aos inativos. É justo?

-O funcionário público seja federal, estadual ou municipal é estável, se aposenta com salário integral e alguns com o poder da caneta na mão, entram no sistema de “vender dificuldades para auferir facilidades” e assim aumentam sua renda. Outros, por displicência e incompetência desperdiçam recursos valiosos que foram arrecadados às custas de 5 meses e meio de trabalho e suor da população que trabalha de verdade. Assim, estima-se que estas “facilidades” popularmente chamadas de corrupção seja em forma de “caixinha”, “caixeta” ou “caixões”, sangrem o Erário Público em quase 10% do total arrecadado. Isso dá 190 bilhões por ano. É preciso fazer alguma coisa , não é? Ou você acha justo?

-O salário médio do cidadão comum brasileiro é de 1.650 reais e ele trabalha quase metade do ano para sustentar essa máquina. É justo?

-São Paulo contribui com 40% da arrecadação federal (440 bilhões) e recebe de volta 6% disso ou seja, 25 bilhões, dentro do pacto Federativo. Dos 275 bilhões repassados pelo governo federal aos Estados e Municípios, São Paulo fica com menos de 10%. 70% dos repasses são aos Estados do Norte e Nordeste e  30% aos estados do Sul-Sudeste sendo que a região Sul-Sudeste é responsável por 60% do PIB brasileiro e fica só com 30% de retorno de impostos federais. É justo?

-O Pacto Federativo como está não pode ficar. Precisa ser reformulado. Os estados do Norte e Nordeste receberam durante anos repasses fabulosos custeados pela população dos estados mais ricos e grande parte desses recursos foram desviados na corrupção e desperdiçados na incompetência. O povo pobre destes estados continua na penúria, precisando do Bolsa-Família para sobreviver e ainda acha que o governo do PT é bonzinho. É justo?
Os maiores exemplos disso são a transposição do rio São Francisco prometida para 2009, onde bilhões foram gastos e nem 40% da obra está feita e mesmo assim se deteriorando e a Refinaria Abreu e Lima, que vai custar 3 vezes o orçamento original e será a refinaria mais cara do mundo. Você acha justo?

-Enfim, após pagar 500 bilhões em salários e aposentadorias, desperdiçar 190 bilhões em corrupção e incompetência, gastar mais 100 bilhões em pagamento de juros da dívida pública  sobram para investir 35 bilhões onde metade disso é gasta no Bolsa-Família. Mas o Brasil precisa de muito mais. 

-Aí, o governo vai ao mercado e toma empréstimos em Letras do Tesouro, aumentando mais  a dívida pública que já está em quase 2 trilhões de reais, metade do PIB.Você, cidadão que me lê hoje deve ao mercado 10 mil reais  tenha votado no PT ou não e não foi você que decidiu tomar este empréstimo. É justo?

-Esse é o Brasil do PT, depois de 10 anos. Melhor? Não! Igual? Nunca! Pior? Com certeza.

Uma meta de redução de 30% na corrupção e na incompetência economizaria 55 bilhões. Uma redução no custeio de 30% reduzindo ministérios e pessoal  economizaria mais 120 bilhões. Essa soma evitaria pegar mais dinheiro no mercado e ainda bancar os investimentos. Em 20 anos a dívida pública estaria paga e ainda sobraria muito dinheiro  todo ano para investir no crescimento.

Mas o governo petista não quer.Quer só o poder e o povo que se lasque. É preciso mudar e tirar eles do poder antes que acabem de vez com o país. Isso seria uma causa justa.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Existe ume ENORME margem de manobra para se cortar custos estatais.

Começa pela demissão pura e simples da maioria dos contratados em confiança e diminuição drástica da verba de comissão de quem é concursado e está em cargo político.

Considerando que existe um HORDA de funcionários federais em confiança, gente sem concurso, isso representaria uma economia brutal.

Também se pode extinguir pelo menos metade dos ministérios, até porque o número de 39 não se justifica nem na desculpa lulística de usá-los como moeda de troca por apoio no Congresso, já que está comprovado que não serviu para nada, a presidenta não consegue aprovar nada no Congresso mesmo com nominais 70% dos parlamentares.

Também pode-se extinguir estatais deficitárias e fazer fusões de toda ordem na administração indireta.

E passar a TOMAR PONTO do funcionalismo, coisa que não é regra no governo federal.

Também é possivel fazer cortes pontuais. Por exemplo, o GTE (Grupo de Transporte Especial), que é o esquadrão VIP da FAB, tem algo em torno de 12 aviões novinhos em folha que servem às autoridades e até às quase autoridades, basta emitir decreto proibindo transporte de gente do 2º e 3º escalão, salvo emergência justificada e comprovada, eles que vão com aviões de carreira.

Isso é só o que é visível. Eu tenho certeza que é possivel administrar o país, investir pesado e ainda assim, sobrar dinheiro para fazer superávit primario, basta o governo do PT parar de fazer eleitoralismo barato e governar de verdade!