Uma das melhores e mais espirituosas definições do petismo eu vi hoje num comentário de um blog:
"Petismo: doença mental grave cujos sintomas principais são: alienação, perda total do bom senso,
hipermetropia seletiva, dificuldade para completar raciocínios,
psicopatia comunista e cinismo crônico."
Essa definição se aplica muito bem quando vejo a pressa dos líderes petistas representados pelo Presidente Rui Falcão em elaborar uma cartilha para tentar explicar o inexplicável, ou seja, a diferença entre privatização e concessão.Essa cartilha está sendo divulgada pelos blogs chapa-branca e pela imprensa avermelhada que só fazem repetir à moda do papagaio as idéias de jerico saídas da cúpula petista. É uma tentativa um tanto imbecil de poderem continuar atacando falaciosamente as privatizações e/ou concessões feitas no governo FHC e desqualificarem as oposições. Essa cartilha por si só é uma piada pronta. Só alienados ou mal-intencionados acreditam nela.
É certo que a tática petista de atacar as privatizações/concessões do governo tucano deu certo em 2006 e em 2010 ainda mais que os atacados foram covardes e omissos em não responderem à altura e esclarecerem a opinão pública.
Mas é mais certo ainda que aquelas privatizações e concessões deram resultados tão bons tanto que o governo petista que se sucedeu não moveu nenhuma palha para revertê-las embora tivessem os instrumentos da Lei para tal, desde que provassem eventuais falcatruas ou a ineficácia do processo.
Ao contrário, o governo petista se beneficia hoje dos bons resultados assim como todos os brasileiros.
Hoje, o sistema de telecomunicações atende 100% dos brasileiros, o sistema de transmissão e distribuição de energia conseguiu acompanhar de certa forma o crescimento da demanda energética.É claro que o sistema ainda não é perfeito e ainda é caro. Mas uma melhoria contínua dos sistemas seria possível se a ANEEL e a ANATEL fossem mais eficazes na regulação.Só não é assim porque o petismo aparelhou as agências reguladoras e as tornou cabides de emprego político para seus companheiros e seus aliados.
A EMBRAER que estava às moscas há 20 anos atrás, hoje é a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. A VALE que era um dos maiores cabides de emprego do país até 1994, tornou-se a maior mineradora do mundo. No setor de transportes, estradas estaduais privatizadas sob a forma de concessão com outorga onerosa como em São Paulo, são consideradas de Primeiro Mundo. Parcela da arrecadação do pedágio é revertida ao poder público que utiliza o dinheiro para manutenção das estradas secundárias e vicinais. Mal e mal, algumas estradas federais foram privatizadas "à moda petista" sem a outorga que custearia a manutenção das demais rodovias federais. Isso barateia o pedágio mas não assegura melhores rodovias no curto prazo. Daí que o usuário paga um valor menor mas continua trafegando por estradas inseguras pois as obras de melhorias são demoradas, por falta de fluxo de receita adequada.Um exemplo típico é a BR-116 Sul ( ainda chamada de Rodovia da Morte), onde o usuário agora paga para continuar tendo o mesmo risco de morte no trecho de Miracatu. Na BR-324 (Salvador-Feira de Santana), agora o bahiano paga R$ 1,70 para trafegar nos mesmos buracos, nas mesmas condições de insegurança que antes da privatização/concessão.A única coisa que fizeram foi cortar o mato e tapar buracos.
A brilhante charge do Sponholz , diz tudo sobre isso.Como sempre, uma imagem diz mais que muitas palavras.
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