Translator

domingo, outubro 30, 2011

Uma coincidência mórbida

Estava ontem pensando em o que postar na minha volta à blogosfera. Afinal, os assuntos políticos continuam os mesmos, a mesma roubalheira -cinco ministros ladrões são pegos com a boca na botija- a mesma incompetência -a inflação está voltando- a mesma série de mentiras do grupo comandado pelo Apedeuta que se mantém no poder já há quase 9 anos. Criticar e denunciar estas mesmices seria chover no mohado? Até que não pois continuo engrossando o coro daqueles que vêem as verdades que a grande maioria não consegue enxergar.

Pensei em escrever sobre amenidades, comentar as espetaculares apresentações de Elton John e de Stevie Wonder no Rock in Rio que me emocionaram e me fizeram cantar junto até a voz ficar rouca.

Rouca?

Essa palavra me lembrou de uma infeliz coincidência e me deu o mote de hoje. Coincidência mórbida.

Ontem veio a notícia que Lula está com câncer na laringe e que ele só descobriu pois estava com uma rouquidão anormal e foi verificar com os médicos.

Por que coincidência?

Justamente na sexta-feira, eu tive a confirmação pelo meu médico que o câncer que me acometeu sumiu, se foi, já era. E coincidentemente o Apedeuta tem um tipo de câncer quase igual ao que me acometeu . A famigerada neoplasia de células escamosas ou carcinoma espino-celular. O meu caso graças a Deus não foi no mesmo local mas foi por perto, na fossa clavicular (vulgarmente chamada "saboneteira") e o tratamento radioterápico que tive por dois meses embora indolor e eficaz, acabou por me deixar um pouco rouco dada a proximidade da laringe, tanto que até hoje chupo pastilhas de menta para amenizar a rouquidão. É um efeito colateral que passará com o tempo.

Ainda não se tem o resultado da biópsia de Lula mas com certeza o tumor é mesmo o tal carcinoma. A grande maioria dos tumores da pele e mucosas da cabeça e pescoço (boca, laringe, traquéia,esôfago) são carcinomas. Eu acabei por ficar versado no assunto. Lula deve ter passado por uma tomografia de toda a região da cabeça e pescoço e parece que não acharam mais nada, o que não quer dizer nada. Se tratado adequadamente, a metástase será evitada ou retardada. Pelo tamanho que a imprensa diz, não é um tumor novinho. Deve estar lá já há uns bons 10 anos pelo menos e pelo tipo de tratamento - quimioterapia induzida associada à radioterapia profilática - a coisa não é simples como falam. A quimioterapia é recomendada quando há chances de possíveis pequenas metástases  não detectáveis pelos exames de imagem pois age no corpo todo. Se fosse um tumor solteiro, pequeno, baso-celular como o que tive, bastaria a radioterapia.

Podem contar que este assunto ficará na berlinda pelo menos por uns 6 bons meses, dada a repercussão e a pessoa que é Lula. Serão 3 meses em 3 sessões de quimio mensais e pela minha experiência, aposto em pelo menos umas 30 aplicações de radioterapia que se estenderão por mais uns 3 meses. Lula não perderá a voz mas ficará debilitado pela quimio e bem mais rouco pela radioterapia que assará lentamente suas cordas vocais, podendo até sua voz se reduzir a um fio após o tratamento. Ele se curará podem crer, pois a medicina hoje é extremamente avançada e eu sinceramente desejo que se cure. Não quero este tipo de problema para meu pior inimigo e ainda menos para o Apedeuta que não é meu inimigo pessoal mas é inimigo do Brasil.

Mas existem males que vêm para bem, diz o dito popular. De cara, ficaremos livres da voz do Apedeuta por um bom tempo o que já é muito bom e se ele mudar a sua forma de encarar a vida como eu mudei, talvez passe a ser bem mais humilde, mais honesto e sincero consigo mesmo, com os outros e pense mais no país do que em si e na sua sórdida curriola.

Aguardemos.

Nenhum comentário: