Translator

domingo, maio 08, 2011

Honoráveis Bandidos ou "Deu no New York Times"

Acabei de ler dois livros interessantes. "Honoráveis Bandidos" do jornalista paulista Palmério Dória e "Deu no New York Times" do jornalista americano Larry Rohter. São duas publicações que desmascaram os bastidores da política brasileira, especialmente nos últimos 30 anos, desde o ocaso do governo militar até o passado recente.

Palmério Dória é um repórter que teve a ótima intenção de juntar fatos e documentos sobre a vida pregressa de José Ribamar Costa, o José Sarney, o político brasileiro que melhor representa o que há de pior no meio, responsável entre outros malfeitos por transformar seu estado, o Maranhão, num dos piores estados do Brasil com os mais baixos índices de analfabetismo, miséria, infraestrutura. Sarney é o mais notável exemplo do nepotismo, do enriquecimento ilícito e do adesismo aos poderes de plantão. É a cara do PMDB, seu partido, que considero desde o advento da Nova República o câncer maligno da política brasileira, hoje aliado com a AIDS política chamada PT..

Larry Rohter é um jornalista norte americano casado com uma brasileira que viveu no Brasil entre 1979 e 2010 como correspondente da revista Newsweek e depois do jornal The New York Times, considerado um dos jornais mais influentes do mundo. Larry mostra os aspectos da cultura,da sociedade, da economia e da política brasileira sob o ponto de vista de um estrangeiro que enxerga as coisas de fora.Larry ficou mais conhecido de nós pelo incidente de sua quase expulsão do país pelo Apedeuta, que se sentiu ofendido por ter sido chamado de bebum, o que cá entre nós é pura verdade. De tempos em tempos irei transcrever os trechos mais cabeludos destes dois livros com comentários meus e compartilhar no Facebook para que mais pessoas possam conhecer a verdadeira face da politicalha brasileira. Para quem gosta de ler  (não é o caso de Lula) recomendo que leiam estes dois livros. Se vocês já são indignados com a podridão política, com certeza ficarão ainda mais.

Nenhum comentário: