Translator

sexta-feira, junho 11, 2010

Esses estranhos 5%

Ricardo Kotscho , ex-assessor de imprensa de Lula no seu primeiro mandato publicou em seu blog "O Balaio de Kotscho" (não vou dar o link porque não quero e pronto) uma questão: Quem seriam os 5% que consideram o governo Lula ruim e péssimo? Muita gente foi lá no blog dele e disse com todas as letras quem eram. Ele obviamente, como bom petralha debochou dessa turma e disse que era dor de cotovelo, desespero de quem vai perder, etc...


Pois bem, este artigo é a melhor resposta que vi para a questão do petralha Kotscho.

 Que espécie de gente serão esses 5% que não acham o governo Lula nem ótimo nem bom? O repórter que propôs investigá-los (no sentido de pesquisar,conhecer,tentar entender, como ele bem explicou), pode encontrar algumas boas pistas aqui.Eles podem ser:
1) Pessoas que acreditam que a democracia não é apenas o governo das maiorias, mas também e principalmente o que não discrimina as minorias e as respeita, garantindo seus direitos constitucionais de manifestação e expressão.
2) Pessoas que não concordam que a atual política externa seja responsável, altiva e independente, mesmo que os outros 95% achem isso.Elas têm todo o direito de achar que é uma política aventureira,irresponsavelmente jactanciosa, longe das tradições da diplomacia brasileira, e afastada de seus valores básicos, que sempre foram os de não apoiar regimes de exceção, autoritários e ditatoriais.
3) Pessoas que acreditam que o atual ciclo de crescimento do País não começou com um estalar de dedos de um ser divino e providencial,mas é resultado de um processo que teve início em governos que se dedicaram a implantar os fundamentos de um crescimento sustentado, fundamentos esses que foram incontestavelmente assimilados, respeitados e mantidos, apesar das promessas - ou ameaças -em contrário.
4) Pessoas que acreditam que a ética e a honradez na política são valores que não podem ser desprezados.
5) Pessoas que sabem reconhecer que a divergência de idéias faz parte do processo democrático e são contrárias a qualquer tipo de controle da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão.
6) Pessoas que acreditam que a melhora dos índices sociais,a melhor distribuição de renda, o acesso de todos a uma educação de qualidade, não precisa ser feita através da instituição de um tipo reverso de discriminação social e racial, que institua o rancor e o ódio entre pessoas,grupos étnicos e classes sociais,separando em vez de unir a Nação.
7) Pessoas que acreditam que todos são iguais perante a lei e que ninguém está acima dela, e que, portanto, ninguém pode transgredi-la impunemente.
8) Pessoas que acreditam que debochar das instituições é um mau exemplo e uma agressão à democracia, principalmente quando parte de quem é responsável pela salvaguarda dessas instituições.
9) Pessoas que acreditam que a popularidade do presidente da República é um indicador inequívoco de apoio popular, mas que não acreditam que isso seja uma franquia para ultrapassar os limites da lei.Um presidente não pode tudo, ao contrário do que achava Richard Nixon.
10) Pessoas que acreditam que o presidente da República é um magistrado, e como tal deve comportar-se durante todo o tempo de seu mandato, inclusive durante uma campanha eleitoral.
São valores mais ou menos básicos, simples e fundamentais, mas possivelmente tão exóticos, nos dias de hoje, que só seja possível encontrá-los entre esses estranhos 5% de brasileiros.Pode até ser que não sejam pessoas “em fase de desespero diante das últimas pesquisas da campanha eleitoral”, mas gente tão normal e digna quanto os outros 95%.

Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez.. E.mail: svaia@uol.com.br 

6 comentários:

ZEPOVO disse...

Meu caro Tunico,
Vc e sua turma de anarquistas envergonhados estão a meio passo para concluir que os 95% não sabem...digamos "lidar" com a democracia!
No íntimo já decidiram que os 5% devem digamos... "assumir" o país para salvá-lo!
Só não sabem como fazê-lo ainda, democratas arrependidos e medrosos!
Quer saber?
Só existe um jeito de "assumir" qualquer nação,e o PT de Lula aprendeu isso a muito tempo:
- O caminho democrático.
É preciso um plano de governo, alternativas de projetos para a nação e sugestões para as soluções dos problemas que afligem o povo. É preciso fazer tudo isso mostrando onde e porque a oposição está errada. Em suma, na oposição quem almeja o poder deve ser eficiente. Ajuda muito ter um líder carismático que inspire confiança nos eleitores.
O PSDB, esses tucanos desvairados e mal intencionados não possuem NENHUMA das qualidades que citei!
-José Serra?
Me poupem!!!!

"SERRA É O ISOLAMENTO DISFARÇADO DE SOBERBA"
Zédirceu

Ronald disse...

Não por nada não mas, entre Ze Dirceu e José Serra, fico com o segundo sem a menor sombra de dúvidas. 5% com orgulho.

Fábio Mayer disse...

Não gosto nem de Serra, nem de Dilma.

Não sou um dos 5%, porque mal ou bem esse governo descompromissado com a ética tem méritos.

Mas não ponho minha mão no fogo por petista nenhum, e muito muito menos por ese governo.

Agora, o desrespeito à opinião de quem não concorda em tudo com eles, é uma das características do PT. Um petista não existe se não achar que está 100% certo em tudo, é parte da cultura deles não aceitar a opinião alheia.

Esses 5% são poucos, mas são tão respeitáveis quanto os 95% restantes... é parte da verdadeira democracia aceitar isso.

Anônimo disse...

Vote na Dilma e ganhe, inteiramente grátis, um José Sarney de presente. Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (grátis?????) um Fernando Collor de presente. Não pense que a promoção termina aqui, votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho. Mas atenção, para você votar na Dilma, você também ganha uma Roseana Sarney no Maranhão e uma Ideli Salvati em Santa Catarina. Ligue já para a Dirceu-shop, e ganhe esta maravilhosa oferta de presente. Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filha, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, e muito, muito mais, com um único voto; e tem mais, você também leva bonequinhos temáticos de presente: do Hugo Chavez prendendo o dono da Globovision, do Evo Morales com lindas fazendinhas de coca, do Fidel Castro com marionetes de torturados e famintos presos políticos, e do Mahmoud Ahmadinejad com lindas bombinhas atômicas que explodem de verdade!!! Tudo isto e muito mais... e você ainda concorre a um lindo esqueleto da BANCOOP de presente. Ligue já para a Dirceu-shop e não perca esta maravilhosa promoção!!!

(mande este texto, que achei em um site, para os seus contatos de e-mail, com humor vamos mostrando para todos quem quer continuar a mandar, e desmandar, no Brasil)

Star disse...

Tunico!!! Deus me livre da promoção do Anônimo, Dilma já não serve para nada que preste e ainda tem que levar Sarney, Collor, Renam e todo o restolho destes zés povinho?

Star disse...

"toda unanimidade é burra"
e bota burrice nisso