Translator

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

A Novilíngua Lulo-petista

Aprenda a falar a novilíngua. O Lulopetês. O blog do Augusto Nunes está montando um dicionário com verbetes dos "cumpanhêro".Vai complementar o Dicionário Lulês do Zé Simão. Por que isto se faz necessário?
A língua que o cumpanhêro fala tem significado diferente do português.Muitas palavras e expressões querem dizer coisas diferentes do que a gente entende num português normal. E quando eles mandam comentários raivosos nos nossos blogs, além de escreverem errado usam muitos destes termos. Daí, é bom que tenhamos este dicionário para podermos entender o que eles falam  e escrevem.
 Depois eles ficam brabos quando eu defendo a tese que petista é outra raça. Quem acompanha meu blog lembra da série "Os Invasores do Planeta da Estrela Vermelha" (ainda vou retomar, aguardem).

Vejam exemplos de verbetes coletados ao longo dos anos:

adaptar-se à realidade. 1. Cair na vida, trocar o templo das vestais pelo bordel. 2. Topar qualquer negócio para chegar ao poder ou nele permanecer. 3. Enriquecer com negociatas capitalistas sem renunciar ao falatório socialista.
aloprado. Companhero pilhado em flagrante durante a execução de bandalheiras encomendadas pela direção do partido ou pelo Palácio do Planalto.
analfabetismo. 1. Pré-requisito para subir na vida. 2. Termo que, usado no sentido depreciativo, identifica outro preconceito alimentado por integrantes da elite golpista ou louros de olhos azuis.
asilo político. Situação jurídica que deve beneficiar todo companheiro condenado em outros países por crimes comuns ou atos de terrorismo.
base aliada (sin.: base alugada). 1.Bando formado por parlamentares de diferentes partidos ou distintas especialidades criminosas , que alugam o apoio ao governo, por tempo determinado,  em troca de verbas no Orçamento da União, nomeações para cargos público, dinheiro vivo e favores em geral. 2. Quadrilha composta exclusivamente por deputados e senadores.
cargo de confiança. 1. Empregão reservado a companheiros do PT ou companheiros integrantes da base aliada, que nem precisam perder tempo com concurso para ganhar um um salário de bom tamanho. 2. Cala-boca (pop.).
cartão corporativo. Objeto retangular de plástico que permite gastar dinheiro dos pagadores de impostos sem dar satisfação a ninguém.
caixa dois. Dinheiro extorquido sem recibo de empresários amigos, geralmente proprietários de empreiteiras.
coligação. Puxadinho feito pela base aliada (ou base alugada) e/ou por suas ramificações regionais.
Comissão da Verdade. Grupo de companheros escalados para descobrir qualquer coisa que ajude a afastar a suspeita, disseminada por Millôr Fernandes, de que a turma da luta armada não fez uma opção política, mas um investimento.
companheiro. 1. Qualquer ser vivo ou morto que esteja do lado de Lula. 2. Político que, no momento da adesão ao governo, deixa de ser inimigo do povo para ser promovido a patriota. 3. Delinquente convertido em cidadão exemplar depois de receber a bênção de Lula. 4. Integrante do rebanho que engole até um Sarney se o chefe mandar.
controle social da mídia. Censura exercida por censores que fingem saber o que o povo quer ler, ouvir ou ver.
corrupção. 1. Forma de ladroagem que, praticada por adversários do governo, deve ser denunciada. 2. Forma de coleta de dinheiro que, praticada por companheros, deve ser tratada como um meio plenamente justificado pelos fins. 3. Ilegalidade elogiável se praticada em nome do partido. 4. Crime que pode ser justificado pelo passado do companhero mesmo quando praticado em proveito próprio. 5. Hobby preferido dos companheros da base alugada.
Cuba. 1. Ditadura que deve servir de modelo para qualquer democracia. 2. Ilha-prisão que abriga gente condenada a ser feliz. 3. Terra Prometida para os outros.
cueca. Cofre de uso pessoal utilizado no transporte de moeda estrangeira adquirida criminosamente.
dissidente. O ex-companhero que ficou com vergonha da roubalheira e não reza mais pela cartilha…
açaí. Grito de guerra do Lula em churrasco na Granja do Torto
barbicha. Companhero Gay.
catapulta. Companhero que foi pra zona
cutícula. Organização das companheiras manicures ligada á CUT.
democracia. Sistema de governo do inferno
gincana. Bebida do Lula, contendo gin e pinga
negativa. Companhera afrodescendente, muito trabalhadora
unção. Erro de concordância de companhero: O certo é “um semus”
leptospirose. Doença que ataca os cumpanhero que usa lapitop. Transmitida pela urina do “mauzi”
irrevogável. Lula manda, o resto obedece
jagunço. todo político de oposição do Nordeste 
covardes. Jornalistas que discordam do governo
debate qualificado. Eu tenho razão, você está errado
estou convencido de que… Eu tenho razão, você está errado
contraditório. você está errado, eu estou certo
politicamente correto. O PT está certo, você está errado
bolivariano. 1. Comunista que não quer confessar que é comunista. 2. Devoto de Hugo Chávez. 3. Napoleão-de-hospício (pop.).
analgésico. Supositório de companhero.
celular. Companhero que segue a doutrina do Lula.
comensal. Companhero que come uma vez por mês.
depauperado. Companhero que operou da fimose. 
cornucópia.  Irmão gêmeo de  companhero chifrudo.
picardia: Companhero que tava com doença venérea.

Depois tem mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tunico, haverá sempre uma convergência, em qualquer rincão do território nacional, ou até mesmo em Paris, quem sabe. É o destino?!...
É sempre um deleite ler o que você escreve, meu querido.
Lia, mulher negra bastante incomum.