Translator

sexta-feira, junho 15, 2007

Relaxa e goza?

O estado democrático brasileiro é formado de 3 poderes teoricamente independentes, na esfera federal, estadual e municipal:Executivo, Legislativo, Judiciário.
A esfera Federal é a principal pois é responsável pelos destinos do país como um todo. Desta esfera emanam as principais diretrizes, leis e julgamentos que afetam qualquer cidadão brasileiro.

A saber:

Executivo – Comandado pelo Presidente da República, na pessoa do cidadão Luís Inácio Lula da Silva, que tem como assessores os Ministros de Estado que em tese devem comandar os escalões inferiores que executam as diretrizes de governo.

Legislativo – Comandado pelo Presidente do Congresso, na pessoa do Senador Renan Calheiros, tem dois fóruns principais que são o Senado Federal e a Câmara de Deputados. O Senado é presidido pelo Senador Renan Calheiros e a Câmara pelo Deputado Arlindo Chinaglia.

Judiciário – Tem sua instância máxima no Supremo Tribunal Federal comandado pela Ministra Ellen Gracie.

Todo mundo que possui uma dose mínima de esclarecimento sabe disso. Portanto, estou chovendo no molhado. Mas este preâmbulo era necessário para chegar ao “ponto G” da questão.

Qual o retrato moral destes poderes hoje?

1-Temos um comandante do Executivo envolvido até o pescoço ( se não pessoalmente, por meio de auxiliares, familiares, correligionários e amigos) em escândalos dos mais variados tipos que vão dos desmandos administrativos, passam pelo tráfico de influência, pela roubalheira, pela corrupção e até por ligações com o submundo do crime organizado.
2-Temos também um comandante do Legislativo envolvido dos pés à cabeça (não só a cabeça de verdade mas também a outra cabeça) em escândalos que vão desde a infidelidade conjugal, suspeitas de envolvimento em negócios escusos, uso de notas frias, enriquecimento ilícito, até o empenho em acobertar os escândalos na esfera de seu colega do Executivo e na esfera de seu colega na Câmara que por sua vez tem o mesmo empenho no sentido do acobertamento das maracutaias mais diversas de que tivemos notícia nestes últimos cinco anos.
3-Finalmente, temos um Judiciário que graças a Deus ainda não foi contaminado de vez pela lamaceira toda mas a lama já chegou à instâncias imediatamente inferiores ao STF.Eu digo graças a Deus pois se estivesse no cargo supremo do STF o Presidente anterior, a lamaceira já teria chegado no topo.

Diz o dito popular: O exemplo vem de cima.

O comandante do Executivo, que se acha o maioral, despreza a inteligência daqueles que nele acreditaram, ofende a inteligência daqueles que nunca nele acreditaram e parte para o deboche, a baixaria, a mentira, a omissão e culpa a imprensa e as “elites”. Naturalmente, seus comandados mirando-se no exemplo do chefe, usam e abusam do deboche e do caradurismo e também culpam as “elites” e a imprensa.

O comandante do Legislativo, crente da impunidade, quanto mais tenta se explicar, mais se envolve na teia da mentira.Cada vez que apresenta um suposta “prova” de sua probidade, vem a imprensa livre e desmente.Mas ele não desiste pois sabe que sairá impune.Os que vêm abaixo dele, mirando-se no exemplo, usam e abusam das falcatruas, da mentira, do corporativismo, da vagabundagem, da “ação entre amigos” e alguns até do crime puro e simples.

Aí, vemos um Judiciário que se ainda não rendido ao mal absoluto, é no mínimo lento e por muitas vezes omisso no julgamento dos indiciamentos e ações que acabam reforçando a sensação de impunidade.

Repito: O exemplo vem de cima.

Chegando à base da pirâmide, passando pelas escalas intermediárias da sociedade, assistimos a que? Às mais variadas formas de burlar a Lei, como levar vantagem sobre o próximo, maracutaias das mais diversas apelidadas de “jeitinho”, à transformação da honestidade e moral de virtudes humanas em defeitos, numa inversão de valores estúpida da sociedade brasileira.O criminoso, o amoral, o desvirtuado, o mentiroso, o vagabundo é quem está certo. O trabalhador, honesto, correto, respeitador das Leis é o errado. E vemos a situação culminar na criminalidade organizada e na violência mais contundente jamais vista no nosso país.

Aí a gente reclama via email, via blog, via imprensa e além de ser ofendido pelos comparsas desta súcia, só vê as coisas piorarem.
Com a devida vênia, Dona Marta. Não dá para relaxar e gozar como a senhora certamente gostaria.


(Leiam também aqui a carta aberta ao Senador Renan Calheiros escrita por quem o conhece muito bem)

11 comentários:

CAntonio disse...

Caro Tunico,

Com sua análise, do atual estado de calamidade em que se encontra o pais, quase me fez ter um orgasmo, pelo menos cerebral, é claro.

Perfeito.

SDS

Anônimo disse...

perfeita análise, e como não temos nenhum exemplo que venha de cima, que fechem tudo e façamos uma faxina geral no país

Anônimo disse...

Matou a pau!!!
É isso aí!
Estamos com o crime organizado no poder e vai ser difícil essa "súcia" largar esse osso.
Tristes tempos amigo.
Tristes tempos.

Ricardo Rayol disse...

Chutou bem no saco com esse post. Perfeito, genial! Não esqueça da mãe de todas as blogagens.

Unknown disse...

Prabéns Tunico, é triste ter que reconher que sua análise é perfeita, antes fosse equivocada, mas nossa realidade é essa, eu gostaria de relaxar mas eles não deixam e gozar... eles gozam o tempo todo com a nossa cara.

Pata Irada disse...

Na era "Gerson" começaram a valorizar o lado sacana do brasileiro. Sacanagem era sinal de inteligência e o malandro porco era herói.
Agora a sacanagem está generalizada, foi bem plantada e bem colhida.

Pobres e infelizes brasileiros,
estuprados no país da p...ria e ainda por cima(?) tendo que gozar. Desgraça pouca é bobagem.

Tunico
aprontei uma prá ti la no pata.
Uma ótima semana.
bjs.

João Bosco disse...

O dito popular diz: o exemplo vem de cima.
Mas o Dogma da Marta diz: relaxe e goze.
Estou torcendo para o Lula fechar a Globo, sem circo, a turba mandaria Lula e o Pt para a policía do Rio.

Fábio Mayer disse...

Com tanto sacana nas cúpulas dos poderes, não me admira que tenha bagrinhos como Dona Marta pensando tando em libertinagem...

@David_Nobrega disse...

Tem lição de casa procê lá em casa...

Anônimo disse...

Tunico,

Deturparam as idéias de Montesquieu em nome da roubaleira.

Há mais uma atualização no meu blog sobre o caso da montagem por parte do governo boliviano da imagem de um militar brasileiro.

Sds

www.blogdopatrick.br21.com

Tiago Albineli Motta disse...

Oras, eles estão apenas segundo o conselho Betti.