Translator

segunda-feira, março 26, 2007

O que chinês não pode ver na web (e o que pode)


Eu vou pegar uma carona no blog do Aluízio sobre os sites censurados na China. Todo mundo está admirando a China, que cresce em média 10% ao ano (depois que o IBGE chinês revisou a metodologia há uns 8 anos atrás), que a China é isso, é aquilo, “cousa e lousa”, etc e tal.
Mas a China é ainda um país comunista.O governo vermelho-amarelo é uma puta duma ditadura. Pinochet era “fichinha” perto deles. Liberdade de expressão? Nem pensar. Prendem e arrebentam o coitado do “china” que se meter a cair de pau no governo. Existem hoje uns 200 milhões de chineses que graças ao desenvolvimento baseado em custos baratos de mão de obra e subsídios, chegaram à classe média e tem mais um bilhão de chineses que continuam na merda socialista, com sub-salários e sub-empregos. E não podem reclamar.

Eu por curiosidade, fui ao link que o Aluizio indicou(veja aqui) e testei vários websites para verifcar se são censurados ou não por lá. Descobri o seguinte:
Blogs estrangeiros, nem pensar,chinês não pode ver. O Blogspot, o Wordpress são censurados (pelo menos estatisticamente porque testei uns 10, todos bloqueados).
Teoricamente, blog reflete o livre pensamento do dono do blog. Chinês não pode expressar seu livre pensamento. Se o seu livre pensamento é contra o pensamento único do Partido Comunista, ele vai em cana.
Exemplos de sites/blogs censurados na China:

Partido democrata americano( republicano pode, democrata não pode?)
Site do Washington Post( crítico de Bush)
Site do PSDB ( chinês não gosta do FHC?)
O meu, o do Ricardo Rayol, o do Serjão, da Saramar (todo blogspot é bloqueado)
O do Aluízio (hospedado no uol, cujo portal é bloqueado, não pode ser acessado)
Site do PMDB (hehehe... deve ser porque sabem que ali só tem cobra criada e podem dar má influência aos camaradas políticos de lá)
Site da Veja (Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, nem pensar por lá)
Google
Wikipedia
Sites eróticos e de sexo ( Se chinês vê esses sites, a população duplica em 2 anos...)

Em compensação, vejam alguns sites liberados para chinês ver:

Partido Republicano Americano (claro, o Bush investe um montão lá)
Site do The New York Times (é a favor do Bush)
Site do governo brasileiro
Site do PT ( se estivesse bloqueado eu iria estranhar)
Site do PSB ( idem acima)
Site do PPS (o PPS é o ex-PeCezão)
Site do PC do B ( historicamente ligados ao PC chinês)
Site do Zé Dirceu (hospedado no IG, que está liberado)
Site do Estadão (??? Rui Mesquita! Que que é isso? Furou o bloqueio?)
Site da Folha de SP ( ??? Otavinho Frias! Ainda não conseguiu despetralhar o seu jornal?)
Portal G1 da Globo, inclusive os blogs da Tereza Cruvinel, do Noblat, do Ilimar Franco
Site do PFL (Se eu fosse o Bornhausen, reclamava. Por que o FHC é proibido e eu não? Tem gato na tuba dos Democratas)
E agora, as pérolas. O site “Transas do Corpo”, aquele que era ligado a um site pornô-erótico no portal da Secretaria das Mulheres do governo Lula, está liberado pra chinezada ver e se masturbar. O da Bruna Surfistinha também.

Existe uma lógica estranha na filtragem desses sites. Cada um que tire suas conclusões.
*******
O embaixador da Venezuela se encrespou com o Ministro das Comunicações Hélio Costa por causa de um comentário sobre a televisão estatal de Hugo Chavez. Hélio Costa disse preferia o programa humorístico do Chaves mexicano. Tem razão o ministro. Vejam um pedaço do programa do histriônico presidente venezuelano neste link . Vejam também Chavez brincando com fogo neste outro link.

10 comentários:

Anônimo disse...

Opa, opa! Tô vendo um ministro demitido! Como assim, criticar o cumpanhêro Chavez, "irmãozinho" do Noçuguia?
No mínimo, isso vai gerar um incidente diplomático terrível. O nosso ministro das "relaçãozisterioris", o Escova, deve estar prá morrer. Não tem jeito. Helio Costa já era.
Sem gozação.

Anônimo disse...

hehehe...
se bobiarmos aqui vira china
o inimigo esta tomando sopa pelas bordas
é bom ficar de olhos bem abertos...

Pata Irada disse...

QUÁQUÁQUÁ!

Tunico, tô chocada!hehehe

Testa, por favor tunico, o blog do jeguinho vermelhinho.

Será que eles caem na do Jegue?

Feliz semana!
bjs.

Blogildo disse...

Quer dizer que os "Democratas" estão liberados? E ainda dizem que esses caras são patriotas americanos. Hum! Sei...

Ricardo Rayol disse...

Pois é, será que o jegue vermelho é liberado lá? Bom de qualquer forma vou começar a trasncrever meus textos em chinês em algum site de blogs liberado (o blog não eu ehehehe).

Ricardo Rayol disse...

Por falar nisso publiquei em primeira mão a programação da TV do Chavéz, o pequeno fidel.

Anônimo disse...

essa censura imposta pelo governo chinês está meio capenga, mas não deixa de ser censura e portanto não podemos aceitar.
me diverti muito com essa pendenga entre chavito e helio costa, mas me pergunto: lula sabia?

Anônimo disse...

Caro Tunico

Dos sites permitidos na China, gostaria de corrigi-lo num ponto: o NYT é ultra anti-Bush; é um antro esquerdista decadente e frequentemente desmoralizado por expoentes da direita como Rush Limbaugh e Ann Coulter, e que vem perdendo público a cada dia.

Anônimo disse...

Tunico,
E pelo jeito vão continuar assim por muitos anos. Não interesse dar liberdade de expressão ao povo. Eles sabem que se abrirem esse canal, o governo comunista vai, obviamente, perder, com o tempo, o seu poder e também a boa vida.

É muito mais fácil para eles mandar no povo – e bota povo nisso -, do que cumprir às exigências de uma sociedade aberta.

Claro que o crescimento chinês de 10% ao ano e há uma década e meia, fez da China essa potência que aí está. Mas, a vidinha do povo, sob a chibata comunista, é de uma pobreza de dar dó. Subemprego, salários achatados e sem direito de reclamar!

E os esquerdistas alinhados a Fidel, querem passar a mensagem subliminar de que o regime de esquerda é uma maravilha! Se fosse, nove entre dez cubanos prefeririam permanecer na ilha de Cuba! Mas a estatística mostra o contrário...
Abs

Anônimo disse...

Voltei! O Rayol aí em cima falou no Jegue Vermelho. Amanhã estarei postando um “comentário” sobre o Jegue, que falou umas asneiras na no meu blog. Hoje, lá, o assunto é a Mônica, do Renan e da Playboy... Confira!/Abs