Translator

sexta-feira, setembro 10, 2004

Reminiscencias pessoais (3)

1985/1988
A Nova República veio junto com a hiperinflação que chegou a 225% em 1985. Eu estava quieto em minha pequena empresa, quando no início daquele ano, me veio um convite de trabalho que mudou a nossa vida da água para o vinho. O pessoal da Promon me convidou para assumir um ótimo cargo em Salvador-Bahia. Logo eu? Paulista, Paulistano, Pinheirense assumido! Fiquei de analisar o convite. Estava estável financeiramente, em teoria, não precisava mudar, mesmo sendo em uma empresa onde já havia trabalhado por quase 10 anos. Mas aí um mês depois, um fato aconteceu que me fez decidir mudar a vida. A violência urbana de São Paulo chegou a mim. Um tiroteio em frente à minha casa entre assaltantes e policiais, sendo que minha filha , com 4 anos de idade, assistia pela nossa janela. Fiquei assustado pois a minha rua era um oásis de tranqüilidade.Pimenta nos olhos dos outros não arde até que a sopram no seu olho...
Aceitei o convite, me desvencilhei dos trabalhos aqui, e nos mandamos de mala e cuia prá Salvador, cidade que eu não conhecia. Outra gente, outros costumes, um espanto para um paulistano típico como eu. E o desafio de começar de novo, numa filial da empresa partindo quase do zero. Acabou sendo uma das melhores fases da vida. Três anos e meio onde pudemos conhecer grandes amigos e ter uma qualidade de vida muito superior à que tínhamos em São Paulo. Em 1986, veio o Plano Cruzado que da euforia inicial, passou a ser nove meses depois o maior estelionato político deste país. Mas este é assunto para comentar no meu outro blog (http://estoudeolho.zip.net) . Este aqui é só para coisas pessoais. A inflação galopante fazia parte das nossas vidas pessoais. A gente tinha que fazer as compras de supermercado no dia 5 quando saía o salário senão a inflação comia a grana. Chegou a 366% em 1987 e a 933% em 1988. Por uma questão profissional, de crescimento dentro da empresa, topei a volta às origens. De volta a Sampa, contra a vontade de Kaká e júbilo de minha filha.

Um comentário:

Santos Passos disse...

Incrível. Há vinte anos a violência já empurrava as pessoas pra fora de São Paulo.
E, de lá pra cá, a coisa só fez piorar. Minha mulher não comprou a mega sena desta semana porque tem medo de ganhar. Pode?
Abraço do SP