Translator

sexta-feira, novembro 04, 2005

Puxando pela memória(2)

DIÁLOGO COM UM SURDO MENTAL(PARTE 1)

Este texto é um diálogo típico num fórum de debates sobre assuntos políticos na Internet.Eu publiquei este texto no meu outro blog em julho de 2004. Vejam como é atual.


Começa com o autor do tópico lançando o assunto:

“Façamos um balanço dos primeiros 18 meses do governo Lula”

Começa o debate. O surdo mental lança seu primeiro post:

-Então? Tá vendo só? Todo mundo que metia o pau no Lula agora tá calando a boca! Nunca se fez mais por este país em 500 anos do que o governo do PT nesses 18 meses!

-Isso quer dizer que você acredita que agora a coisa vai? Depois daquele primeiro ano horrível o Brasil finalmente entrará no caminho do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social?

-Mas é claro! Veja só! Só nos primeiros 6 meses deste ano já foram criados 1,2 milhão de empregos com carteira assinada!

-E o que você me diz do ano passado? O País decresceu, mais de 700 mil pessoas foram para o olho da rua.Na soma do ano e meio deu 500 mil. Pra chegar aos 10 milhões, falta 9,5 . Será que dá até 2006?

-Mas isso foi por causa de herança maldita! Daquilo tudo que estava por aí! A submissão do FHC ao FMI! A política neo-liberal, a privatização do patrimônio nacional! A roubalheira e as alianças espúrias para a reeleição! Os juros vergonhosos! E o Lula não prometeu criar 10 milhões de empregos! A mídia vendida tirou isto numa frase fora de contexto!

-Mas o governo atual também segue a cartilha do FMI...A política econômica também segue sendo neo-liberal.Este governo também fez alianças com os mesmos políticos que FHC havia feito.

-Não é nada! O Lula se comprometeu na Carta ao povo brasileiro a não romper os contratos! É diferente! Você que não entende! E é perfeitamente natural que sejam feitas alianças em nome da governabilidade. Assim funciona a democracia.

-Bom, dizer que não vai romper contratos pra mim ou que vai seguir a cartilha é a mesma coisa, em outras palavras.A política de arrocho fiscal e superávit primário continua....

-Você deve ser tucano, não é? A nossa política econômica é bem melhor que a dos tucanos.Nosso arrocho fiscal é mais justo. Nosso superávit primário é bem maior para a gente mostrar ao FMI que temos capacidade de fazer mais do que eles pedem. Assim, a gente vai conseguir se livrar do FMI mais rápido. E o país cresceu 4,2% este semestre , o maior índice dos últimos 8 anos! E vai chegar aos 5%!

-Eu não sou tucano. Sou gente como você. Nem bico amarelo eu tenho...Mas me explica uma coisa: se o país vai crescer 5% este ano e encolheu 0,2% ano passado, na média dá 2,4, certo? Gozado. Eu li num jornal especializado que a média de crescimento dos 12 anos desde o governo Collor até o final de FHC foi de 2,45 % e a média só do Plano Real foi de 2,95% . É até maior.

-Olha, cara. Não dá pra discutir com tucano idiota. Vocês venderam o país pros estrangeiros, fizeram um monte de maracutaias com o dinheiro da privatização e agora que perderam ficam aí metendo o pau só pra fazer oposição irresponsável.

-Calma, amigo, sem ofensa. Estou só argumentando e dando dados que li na imprensa e nos sites oficiais. Não fui eu quem inventou. Vou fazer o seguinte. Não falamos mais desse assunto.


-Opa, companheiro! Desculpa aí! Não quis te ofender não! É que eu fico nervoso quando não aceitam meus argumentos mas vamos fazer o seguinte: eu vou estudar estes números que você botou aí e amanhã a gente pode continuar o debate numa boa, ok?

(continua no proximo post)

Nenhum comentário: